Mês da Criança: Arte na Praça anima comunidades do Conjunto Palmeiras e Vila Velha

23 de outubro de 2017 - 15:41 # # # # #

Déborah Vanessa e Wiarlen Ribeiro - Assessoria de imprensa da Primeira-Dama
Carlos Eugênio - Assessoria de Comunicação da STDS
Ariel Gomes - Fotos

O evento transcorre por todo esse mês de outubro, levando arte e cultura às comunidades da periferia de Fortaleza

O “Arte na Praça – edição especial Mês das Crianças” chegou a sua 6° edição contemplando, neste fim de semana, a criançada dos bairros Conjunto Palmeiras e Vila Velha. No sábado (21), o evento levou arte e cultura e muita diversão à praça do Sitio São João, no Conjunto Palmeiras, e no domingo (22), à praça do Conjunto dos Bancários. A programação especial, que segue durante todo o mês, ocorreu das 16h às 19h, com atrações infantis e serviços sociais diversos às comunidades de Fortaleza.

A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza. A ação faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, em parceria com o Programa Fortaleza Amiga da Criança, coordenado pela primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra. O objetivo é fortalecer o vínculo familiar, comunitário e auxiliar no desenvolvimento das crianças cearenses, além de promover arte, cultura e lazer.

A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, destacou a importância da brincadeira no desenvolvimento das crianças. “O brincar é fundamental na vida das nossas crianças para o desenvolvimento infantil, por isso proporcionamos esses momentos que auxiliam na formação de cada uma delas. O convívio familiar, a interação e a integração cultural da comunidade contribuem para o aprendizado individual. Aliado a isso, tem ainda a oferta de serviços para os moradores do bairro. Queremos e vamos levar para todo o nosso Estado lazer e cidadania para os cearenses”, salientou. “Este é um mês de celebração da vida, um momento para chegarmos mais perto dos nossos pequenos e de suas famílias. Precisamos fortalecer os vínculos afetivos entre a criança e sua comunidade, gerando assim o sentimento de pertença e de cidadania com o espaço em que vivem”, acrescentou o titular da STDS, Josbertini Clementino.

Família engajada

A importância do Arte na Praça foi destacada pelos que participaram dos eventos neste último fim de semana. “Isso aqui tá uma maravilha, é um evento belíssimo. Essa ação do Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza é muito legal, porque, além de trazer lazer para nossas crianças, oferece serviços de emissão de documentos para os adultos e vários shows”, pontuou Cardoso Silva, que aproveitou o fim de tarde livre para levar a família para se divertir no Arte na Praça, no Conjunto dos Bancários.

Opinião semelhante tem a dona de casa Lidiane Lima. “É uma oportunidade para crianças e adultos saírem da rotina, é um momento de diversão para trazermos a família para atividades culturais. O Arte na Praça é isso e temos que aproveitar e incentivar as crianças. E espero que haja mais atividades como esta para que possamos interagir e enriquecer nosso convívio”, acrescentou Lidiane Lima.

Assim como vem ocorrendo ao longo deste Mês Especial das Crianças, também neste fim de semana, crianças e adultos foram presenteados nos dois dias com apresentações artísticas; atrações musicais; dança; Circo-Escola; oficinas de gesso, de desenho e de EVA; e com brincadeiras de corrida de sacos, amarelinha e elástico; além de atividades esportivas, como capoeira, kung fu e karatê.

Além das atividades culturais, o Balcão da Cidadania esteve presente garantindo à comunidade acesso, mais fácil, a serviços de emissão de RG, CPF e inscrição no Cadastro Único. Em meio à criançada, papais e mamães, titios e primos aproveitaram para dar um toque no visual, cortar o cabelo, pintar as unhas, aferir a pressão arterial e se divertir em família.

Mais Infância

O ônibus Mais Infância Ceará foi outra novidade que incrementou o Arte na Praça Especial Mês das Crianças. O transporte foi lançado no último dia 7 de outubro, no bairro Passaré, durante o primeiro evento do mês da criança, e sempre chega às praças cheio de atrações para a comunidade. Inicialmente, neste mês de outubro, os bairros com os maiores índices de vulnerabilidade social de Fortaleza são beneficiados com a ação. A partir de novembro, o veículo percorrerá municípios do interior cearense levando atividades lúdicas infantis. A programação gratuita para a garotada e suas famílias já passou pelos bairros Passaré, Barra do Ceará, Granja Lisboa, Conjunto Ceará, Pan Americano. As atividades chegam, no dia 28/10, ao Vicente Pinzón, e 29/10, ao bairro Antônio Bezerra.

Trabalho integrado

A programação conta com apoio e execução do Governo do Ceará, por meio da Casa Civil, Gabinete da Primeira-Dama do Estado, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Polícia Militar do Ceará, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito do Ceará, Secretaria da Cultura (Secult), Secretaria da Saúde (Sesa) e Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus); e da Prefeitura de Fortaleza, através do Gabinete da Primeira-Dama do Município, Secretarias Regionais, Guarda Municipal de Fortaleza, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), e Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).