Porto Iracema: Campanha Outubro Rosa será encerrada com palestra e show musical nesta terça-feira (24)

23 de outubro de 2017 - 10:10 # # #

As ações de promoção da campanha Outubro Rosa na escola culminam com o show Rosas do Porto e com palestra do médico Luiz Porto. Ambos os eventos são gratuitos e abertos ao público

Encerrando a campanha Outubro Rosa no Porto Iracema das Artes, acontece na próxima terça-feira (24), às 20h, o show “Rosas do Porto”. O evento tem o objetivo de conscientizar mais mulheres quanto à prevenção do câncer de mama e de celebrar a mobilização em torno da causa. O acesso ao evento é gratuito.

Durante todo este mês, o Porto Iracema das Artes mobilizou sua programação em apoio à campanha mundial Outubro Rosa. Além de informativos sobre o câncer de mama e de vídeos com depoimentos de mulheres que venceram a batalha contra a doença nas redes sociais da escola, também tivemos palestra com a Associação de Motivação e Apoio e Renovação (AMAR), campanha de arrecadação de lenços para doação a pacientes em tratamento e envolvemos os alunos do Curso Técnico em Computação Gráfica, que foram desafiados a criar ilustrações sobre o assunto.

A coordenadora do Laboratório de Música do Porto Iracema, Mona Gadelha, explica como surgiu o Rosas do Porto, que está em sua segunda edição. “A ideia de montar o show veio em outubro do ano passado e foi muito bem sucedida, com a adesão de cantoras e músicos que participaram do Laboratório de Música. Este ano, sentimos a necessidade de valorizar ainda mais o trabalho feminino nessa causa que é tão significativa para nós, mulheres, e chamamos um grupo de instrumentistas muito talentosas”, explica.

O show terá no setlist canções de grandes nomes da música brasileira como Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Rita Lee e Caetano Veloso, interpretadas pelas cantoras Mona Gadelha, Marta Aurélia, Mulher Barbada, Barbara Sena e Natasha Faria, acompanhadas das musicistas Mirela Alencar (baixo), Juliane Nobre (bateria), Brenna Freire (Violão) e Joana Lima (Teclado). “Elas representam a crescente cena musical de mulheres. Assim, vamos tornando esse show uma tradição para divulgar a causa e celebrar a música no Porto Iracema. Cada uma escolhe seu repertório, num movimento de liberdade e solidariedade”, acrescenta a coordenadora do Lab Música.

A diretora de criação e formação da escola, Bete Jaguaribe, esclarece que a realização da segunda edição do evento afirma o compromisso da instituição em discutir temas importantes da atualidade. “Este novo encontro de mulheres artistas, cantoras, em torno da ideia do Outubro Rosa, nos dá um alento enorme nestes tempos tão difíceis. Ao mesmo tempo reforça o compromisso do Porto Iracema com as questões que ganham centralidade na vida contemporânea, como as relacionadas com a mulher que nos interpelam o tempo todo. O show Rosas do Porto é um espaço de canto, mas também para resistir ao machismo, à intolerância e à misoginia”.

Palestra

No mesmo dia 24 de outubro, às 17h30min, no auditório do Porto recebe a palestra com o oncologista e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Luiz Porto. O médico vai discutir os principais temas sobre o câncer de mama, assim como vai apresentar o resultado de pesquisas sobre a doença.

Luiz Gonzaga Porto Pinheiro é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1975), Mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal Fluminense (1985) e Doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Atualmente é professor Titular/PROPAP da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED-UFC). Coordenador da Disciplina Opcional de Mastologia, FAMED-UFC. Coordenador do Laboratório de Cirurgia Experimental Profº Dr. Saul Goldemberg da Pós-graduação do Departamento de cirurgia da FAMED-UFC.

Líder do Grupo de Pesquisa GEEON – Grupo de Educação e Estudos Oncológicos da UFC cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq atuando na linha de pesquisa Identificação Bioquímica do Marcador do Linfonodo Sentinela Autólogo do Sangue. Presidente da Sociedade Cearense de Cancerologia. Presidente da ONG- Grupo de Educação e Estudos Oncológicos, extensão do Departamento de Cirurgia da FAMED-UFC. Foi Chefe do Departamento de Cirurgia FAMED-UFC, Coordenador do 7º semestre do Curso de Medicina FAMED-UFC e Coordenador do Módulo de Oncologia. Chefe do Serviço de Mastologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand-MEAC/Hospital das Clínicas-UFC. Consultório Particular na área de Oncologia/Mastologia. Presidente do Comitê Estadual de Controle do Câncer.

SERVIÇO:

Palestra com Dr. Luiz Porto

Quando: Terça-feira, 24 de outubro, às 17h30min

Onde: Auditório do Porto (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

GRATUITO

Show Rosas do Porto

Quando: Terça-feira, 24 de outubro, às 20h

Onde: Pátio da escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

GRATUITO