Políticas sobre drogas: SPD realiza visitas no Centro-Sul do Estado

24 de outubro de 2017 - 11:31 # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br - (85) 3238.5090 / 99910.3443

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) visita, nesta terça-feira (24) e na quarta-feira (25), dois municípios da macrorregião cearense Centro -Sul. A coordenadora de Interlocução Interinstitucional da pasta, Lidiane Rebouças; e a assessora técnica Cléo Félix estarão em Iguatu e Saboeiro.

A programação nas duas localidades inclui a realização de encontros com gestores municipais e profissionais da Saúde, Assistência Social e Educação, além de pessoas que atuam na área da prevenção às drogas.

Em Iguatu, o objetivo é fortalecer o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod) e alinhar ações. Em Saboeiro, a ideia é fomentar a criação do Compod, com amplo envolvimento da comunidade local, através da organizações da sociedade civil.

O encontro em Iguatu acontecerá nesta terça-feira, no auditório da Secretária Municipal de Saúde, às 16 horas, com a presença da secretária adjunta da pasta, Lúcia Vanda. Em Saboeiro, a reunião será na sede do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) municipal, a partir das 9 horas da quarta-feira, 25.

Desde a sua implantação, em 2015, a SPD contabiliza a formação de 25 Compods. Atualmente, o Ceará dispõe de 94 conselhos. A ideia é de que sejam implantados colegiados em todos os 184 municípios do Estado.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, ressalta a importância da criação e fortalecimento dos Compods nos municípios cearenses numa forma de ampliar a interiorização das ações da SPD. Além disso, os colegiados proporcionam a ampla discussão sobre a temática das drogas, com a participação do conjunto da sociedade na construção de soluções.

Os Compods contam com a participação de representantes dos governos e locais e da sociedade em geral, constituindo-se em espaços de participação social e fortalecimento das políticas sobre drogas. Os membros atuam como instância de assessoramento às administrações municipais em ações referentes à temática das drogas.

Para mais informações sobre a criação do Compod no determinado município, os interessados devem entrar em contato com a Coordenadoria de Interlocução Interinstitucional (Cointer) da SPD pelo telefone (85) 3238-5482.

Serviço

SPD em Iguatu – 24/10
Local: Secretaria de Saúde – Rua Wilson Roriz, S/N – Bairro St. Antonio
Horário: 16 horas

SPD em Saboeiro – 25/10
Local: Sede do Cras Municipal – Rua Manoel Ferreira de Sousa ,19, Bairro Aparecida
Horário: 9 horas