Segurança: novos 1.350 PMs iniciam patrulhamento na Capital e no Interior

24 de outubro de 2017 - 11:51 # # # #

André Victor Rodrigues - Repórter
Davi Pinheiro - Fotos

O Governo do Ceará realizou na manhã desta terça-feira (24), no Centro de Fortaleza, cerimônia para o início do patrulhamento policial pelos novos soldados da Polícia Militar. Com o efetivo da região apresentado na Praça do Ferreira, o evento foi marcado por apresentação do governador Camilo Santana sobre como será a distribuição dos reforços, no total de 1.350 homens e mulheres, sendo 170 para a região central da Capital e corredor comercial da Avenida Bezerra de Menezes. O chefe do Executivo esteve acompanhado do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, e de representantes das forças de segurança do Estado.

Na última sexta-feira (20), 1.350 novos policiais militares foram formados e se tornaram aptos a reforçar o trabalho nas ruas. Destes, 1.150 se dividirão em áreas da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza – 120 serão enviados para Juazeiro do Norte e 80 para Sobral a partir de janeiro.

Policiamento nas ruas

Apenas no Centro e na Bezerra de Menezes, 170 PMs foram somados ao efetivo. Camilo Santana explicou que o Governo do Ceará distribuiu os novos profissionais de forma estratégica em bairros de maior movimentação, como também em regiões caracterizadas por comércio, atrações culturais e turísticas. Avenidas como a Santos Dumont e a Dom Luiz terão duplas de policias em dezenas de pontos de grande trânsito e a periferia recebe aporte de centenas de policiais.

“Decidimos realizar esse momento para apresentar à população como vai ser a distribuição dessa nova turma de 1.350 policiais. Os corredores bancários, comerciais, as áreas turísticas em Fortaleza terão reforço policial a partir de hoje. Quase todo o restante da distribuição também ficará em Fortaleza, contemplando periferia, áreas litorâneas, regiões específicas. E alguns irão para Região Metropolitana, Juazeiro do Norte e Sobral. Nossa intenção é levar mais homens às ruas. Tanto que vamos ter outras turmas a partir de dezembro, para trazer ainda mais reforços”, observou o governador.

Os 1.350 policiais foram formados na 1ª turma do concurso lançado em julho de 2016. Ainda restam duas outras turmas para formação, o que totalizará 4.200 novos PMs para o Estado. Atualmente, a 2ª turma aprovada no certame está em processo de formação na Academia Estadual de Segurança Pública. A 3ª turma cumpre etapa de inspeção de saúde.

Centro para as pessoas

O servente de pedreiro Jaime Neto, 50, observou de perto a concentração dos novos policiais na Praça do Ferreira, lugar que é roteiro indispensável no seu cotidiano fortalezense. Para ele, a presença de dois policiais em cada cruzamento das ruas do bairro significa a certeza de mais segurança. A paz suficiente para se sentir confortável em levar a mãe para passeios e compras nas lojas do Centro.

“É muito bom andar com mais segurança. Fico tranquilo de resolver as coisas, além de poder passear pelo Centro com minha família e meus amigos sem ter aquela preocupação”, comemorou Neto.

O governador garante que esse é o resultado buscado, com esforço conjunto e coletivo: garantir mais segurança à população de Fortaleza. ” Vamos devolver a vida noturna ao Centro da Cidade. Nenhuma cidade grande no mundo deixa de ter vida no seu período noturno. Aqui nós temos um bairro belíssimo, com espaços culturais importantes, que temos tido investimentos de revitalização, como a Estação da Luz. A ideia é dar vida, uso ao local, para devolver ao convívio da população”, finalizou.

Divisão em AIS

Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa enfatizou, durante o evento, o trabalho estratégico da SSPDS na hora de distribuir os novos soldados pelas Áreas Integradas de Segurança de Fortaleza e outros municípios. Ele explicou que cada localidade terá tratamento geográfico específico, considerando as carências de cada uma.

“Nós temos a divisão do Estado em Áreas Integradas de Segurança. Em cada área temos atuação da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da Perícia Forense. Na Capital, são dez áreas e fizemos a divisão do efetivo com a preocupação para que cada região receba um reforço que colabore para resolução dos problemas de segurança”, disse.

BPRaio

Com os concursos na área da Segurança Pública e investimentos em estrutura, o Governo do Ceará pretende reforçar a luta pela diminuição da violência urbana nos municípios cearenses. Como ação de destaque dentro desta proposta está a implantação de unidades do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) por todo o Estado.

“O Governo implantou o Batalhão do Raio nas regiões do Interior, e o efeito dele tem sido tão positivo onde ele está sendo implantado que nós resolvemos ampliar para todas as cidades acima de 50 mil habitantes. Por isso é preciso ainda mais investir em concurso, comprar equipamentos. Já implantamos unidades em Maracanaú e Caucaia. Agora vamos dobrar o efetivo de Fortaleza, com as primeiras equipes a partir do sábado que vem, na Messejana, e depois serão distribuídos novos homens na Vila Velha (31/10) e na Parangaba (7/11)”, anunciou Camilo Santana.

Apresentação: Novos 1.350 PMs iniciam patrulhamento na Capital e Interior

Ouça:

O governador Camilo Santana falou mais sobre a distribuição.

O governador informou que um dos objetivos é revitalizar o Centro de Fortaleza, inclusive à noite, com a inclusão de equipamentos públicos da região.

O secretário André Costa explicou que cada localidade terá tratamento geográfico específico, considerando as carências de cada uma.

Uma ação de destaque dentro desta proposta é a implantação de unidades do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) por todo o Estado, conforme destacou Camilo Santana.