Enem: Escola Jenny Gomes promove “virada” de atividades pedagógicas e culturais

27 de outubro de 2017 - 16:24 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Seduc-imprensa@seduc.ce.gov.br

Com o objetivo de dinamizar a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Escola Jenny Gomes, que compõe a rede pública estadual cearense, promove uma “virada” de atividades pedagógicas e culturais entre esta sexta-feira (27) e sábado (28). A ação, que recebeu o nome de JG Night, chega à 5ª edição em 2017 com programação diversificada. Aulas de redação, biologia, física, matemática e atualidades, além de shows de música e de humor, fazem parte do evento. O JG Night tem início às 19h30 de sexta e segue até as 7h do dia seguinte.

Como esclarece o diretor da unidade de ensino, Marcos Antônio Bezerra, a iniciativa visa estimular os alunos nos momentos que antecedem o Exame, com uma proposta interativa e interessante aos jovens. “No JG Nigth, o estudante tem a oportunidade de receber dicas do Enem, interagindo com novas didáticas, além de descontrair nesta reta final de preparação com artistas da música e do humor cearense”, explica.

O JG Night é a conclusão do Projeto Pedra de Roseta, que complementa a preparação dos estudantes da terceira série do Ensino Médio para o Enem. Nesta ação, quem tem mais conhecimento em determinada disciplina, ensina a quem sabe menos. Tendo como base a aprendizagem cooperativa, os jovens trocam ideias, estudam e, assim, todos aprendem mais.

Ingresso no Ensino Superior

O índice de aprovação dos alunos da Escola Jenny Gomes no Ensino Superior, incluindo universidades públicas e privadas, saltou de 81 aprovados em 2013, para 132 em 2016, representando aumento de 63% ao longo do período.

Os índices de inscrição e participação no Enem também cresceram neste intervalo. Em 2013, inscreveram-se 92,5% dos estudantes da 3ª série do ensino médio, sendo que compareceram à prova 88,76%. Já no ano de 2015, as inscrições chegaram a 100% e a participação subiu para 93,03%. Em 2016, a escola também garantiu 100% das inscrições no Exame, sendo que os dados de comparecimento nos dias de prova ainda não foram divulgados pelo MEC. Em 2017, a taxa de inscrição se manteve em 100%, pelo quarto ano consecutivo.

Enem Chego Junto, Chego Bem

O Pedra de Roseta integra o Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, nesta escola, que como as demais da rede estadual, têm autonomia para elaborar atividades diferenciadas para os seus estudantes. Desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o Enem Chego Junto, Chego Bem tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes da rede pública estadual para fazer o Exame com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. Começa no início do ano e só termina após o Exame. O projeto estadual garante às escolas, até os dias das provas, palestras motivacionais, aulas de produção textual, fascículos e corretores de redação, no intuito de melhorar o desempenho dos estudantes.

Serviço

JG Night
Onde: Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Jenny Gomes
Endereço: Av. Borges de Melo , 210 – Bairro Aeroporto – em frente à Base Aérea de Fortaleza
Quando: sexta-feira, dia 27 de outubro, a partir das 19h30
Diretor da escola: Marcos Antônio Bezerra Costa