CGE realiza a primeira videoconferência com os municípios da Rede ODP. Municipal

30 de outubro de 2017 - 16:25 # # # #

Flávia Salcedo / Géssica Saraiva / Camila Lins - Assessoria de Comunicação da CGE
85 3101.3474 - www.facebook.com/cgeceara

Os municípios que aderiram ao processo foram Sobral, Juazeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante, Crato e Fortaleza

Com o objetivo de dar continuidade ao processo de implantação do Observatório de Despesas Públicas no Estado do Ceará (ODP.Ceará) e fomentar a cultura do controle interno como ferramenta de gestão pública nos municípios cearenses, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou a primeira videoconferência com os cinco municípios que firmaram os acordos de cooperação técnica para a implantação de Observatórios de Despesas Públicas Municipais (ODP. Municipal). Os municípios que aderiram ao processo foram Sobral, Juazeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante, Crato e Fortaleza.

Para o secretário adjunto da CGE, Marconi Lemos, a adesão dos municípios à Rede ODP representa um avanço na ampliação da capacidade de atuação integrada dos órgãos de controle interno, visando entregar resultados para a sociedade cearense, com eficiência e qualidade. “A missão do ODP é construir um vasto material que beneficiará as atividades de auditoria e controle, fomentando produção de informações estratégicas voltadas às ações de prevenção da corrupção e à tomada de decisão pelos gestores públicos”, ressaltou.

O processo de adesão dos municípios à Rede ODP é composto de quatro etapas, com a divulgação, adesão, certificação e capacitação. A divulgação foi iniciada com a realização do Seminário de Expansão do Observatório da Despesa Pública ODP.Municipal, no dia 23 de junho. As manifestações para a adesão foram concluídas no mês de setembro, com a assinatura dos Acordos de Cooperação Técnica com os cinco municípios.

A certificação está sendo concluída pelos municípios, com a indicação do atendimento aos requisitos técnicos e de infraestrutura. A etapa de capacitação será realizada no final de novembro, com o repasse da metodologia de trabalho e a apresentação de soluções tecnológicas e técnicas de análise de informações.

Saiba mais

A instauração dos ODPs.Municipais é uma das etapas estabelecidas pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) para a conclusão do processo de implantação do ODP.Ceará. A implantação da ferramenta auxiliará os gestores públicos na tomada de decisão, por meio da produção de informações estratégicas geradas através do monitoramento dos gastos públicos.