Em nove meses, Pefoce já emitiu mais de 352 mil carteiras de identidade

30 de outubro de 2017 # # # # #

Morgana Cruz Chaves - Assessoria de Comunicação Pefoce
(85) 3101.8807 e 98811.0499 Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Governo do Estado do Ceará

A Perícia Forense do Estado do Ceará, órgão responsável pelo registro e emissão das carteiras de identidade no Estado, já emitiu – de janeiro a setembro deste ano – 352.248 carteira de identidade. Destas, 237.186 foram feitas na Capital, o que representa 67,3% das emissões. Em todo o ano de 2016, foram emitidos cerca de 415 mil documentos.

O Núcleo de Identificação Civil (Nuici) da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) da Pefoce é o setor responsável pelos registros. Em Fortaleza, existem quatro postos de atendimento onde a população pode solicitar o documento. São eles: Os VaptVupt do Antônio Bezerra e da Messejana, além das Casas do Cidadão no Shopping Benfica e na Assembleia Legislativa do Estado. Já na Região Metropolitana e no interior, existem postos avançados de atendimento. Eles são localizados nos municípios de Aracati, Brejo Santo, Canindé, Caucaia, Crateús, Chato, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Pacajus, Quixeramobim, Russas, Sobral, Tauá e Tianguá.

Documentação necessária

Para solicitar a primeira ou segunda via da carteira de identidade, é necessário apresentar Certidão de Nascimento – para solteiros (original e xerox ou xerox autenticada). Já para as pessoas casadas, viúvas, divorciadas judicialmente ou divorciada, é preciso a apresentação da certidão de casamento original averbada e xerox ou xerox autenticada. Se o atendimento for realizado nas Casas do Cidadão, é necessário levar duas fotos 3×4, mas se for nos postos de atendimento dos VaptVupt, não precisa levar, o serviço é digitalizado. Para a retirada da primeira via da carteira de identidade é garantida a gratuidade, já a partir da segunda via é necessário o pagamento da taxa de emissão no valor de R$ 47,33. O boleto para pagamento é possível ser retirado no link: http://cidadao.sspds.ce.gov.br/DAE/emitirRG

Também é garantida a isenção do pagamento da taxa da 2ª via aos reconhecidamente pobres – desde que inseridos no Cadastro Único do Fundo Nacional da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) –, desempregados – desde que estejam recebendo as parcelas do seguro desemprego –, maiores de 60 anos e pessoas em situação de rua – por meio de declarações das assistências sociais do Estado ou Município –, e ao cidadão vítima de roubo comprovado com boletim de ocorrência e após instauração de inquérito policial para apurar o fato.

Em Fortaleza os locais para atendimento são:

Vapt-Vupt Antônio Bezerra: R. Demétrio Menezes, 3750. Tel: (85) 3207-1500 – Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

Vapt-Vupt Messejana: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408. Tel: (85) 3218.5200 – Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

Casa do Cidadão – Shopping Benfica: Av. Carapinima, 2200. Tel: 3101.2250 – Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa: Av. Pontes Vieira, 2119, esq. R. Barbosa de Freitas (Hall de entrada do Edifício José Euclides Ferreira Gomes, anexo II da AL). Tel: 3277.2782 ou 3277.2786 – Horário de funcionamento: das 8h às 17h.