CFO recebe Olimpíadas Especiais Ceará – Jogos Estaduais de Natação e Atletismo

31 de outubro de 2017 - 16:36 # # # #

Rebeca Lobo - Ascom/Sesporte
rebeca.lobo@esporte.ce.gov.br

Os atletas utilizaram a pista de atletismo e a piscina olímpica na competição

O Centro de Formação Olímpica (CFO) recebeu nesta terça-feira (31), as Olimpíadas Especiais Ceará – Jogos Estaduais de Natação e Atletismo. No total foram convocados 60 alunos das seguintes instituições de apoio para pessoas com deficiência: Fundação Perpétua Magalhães (FUMPEM), APAE de Maracanaú e Maranguape, Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais de Eusébio (NAMME), Associação de Pessoas com Deficiência do Banco do Brasil (APABB), Núcleo Adaptado de Desporto Aquático e Reabilitação (NADAR), Cotolengo de Caucaia, Centro Integrado de Reabilitação de Maracanaú (CIRM) e a Associação D’eficiência Superando Limites (ADESUL).

Durante a solenidade de abertura com as delegações, o secretário do Esporte do Estado, Euler Barbosa, enfatizou o compromisso dessa gestão com a questão da inclusão “O Centro de Formação Olímpica é um equipamento extraordinário. A estrutura recebe desportistas de ponta, de alto rendimento, mas ninguém tão especial quanto esses atletas. O CFO é a casa da inclusão. O complexo esportivo foi desenhado para receber esportistas de nível olímpico, contudo, o Governo do Estado do Ceará, através do governador Camilo Santana, incumbiu o CT de cumprir seu papel inclusivo. Isto é, esporte para todos. Estamos formando atletas e esses alunos fazem parte dessa formação também”, garantiu.

“Foram realizados diversos torneios locais, onde foram captados vários campeões estaduais das modalidades de atletismo e natação, e hoje eles disputaram a etapa classificatória, onde os atletas campeões serão sorteados para a etapa nacional. Ficamos gratos com a parceria da Secretaria do Esporte em nome do secretário Euler Barbosa. As olimpíadas especiais vieram para oportunizar e democratizar o esporte para pessoa com deficiência intelectual”, disse o assessor e organizador do evento, Demógenes Araújo.

Lembrando que atletas classificados serão sorteados para a Etapa Nacional de Natação e Atletismo que acontece em março de 2018.

Olimpíadas Especiais Brasil

As Olimpíadas Especiais (Special Olympics) é um evento esportivo que atua como instrumento de inserção e integração social para pessoas com Síndrome de Down, Autismo e outras deficiências intelectuais. Sendo uma entidade sem fins lucrativos, ela é representada no Brasil pela Fundação Special Olympics Brasil – Promoção de Esportes.