Governo do Ceará alerta população sobre uso consciente da água

31 de outubro de 2017 - 18:38 # # # # #

Com informações da Ascom / Cagece
Ascom / Gov. do Ceará - Fotos

O Governo do Ceará está pedindo o engajamento da população para economizar água e promover o uso consciente do recurso. No sexto ano consecutivo de chuvas irregulares e escassas, o Estado vem conseguindo, com gestão e aplicação de inteligência ao abastecimento do sistema hídrico, levar água às torneiras dos cearenses. “Passamos por 2015, 2016; chegamos a 2017 com água. E já estamos pensando em atravessar 2018 e chegar a 2019. E, para isso, é preciso ter planejamento e incentivar o uso consciente da água”, explana o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.

O alerta foi feito durante entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira (31). Também participaram o presidente da Cagece Neuri Freitas, o presidente da Cogerh João Lúcio Farias e a supervisora do Núcleo de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto. Foram apresentados dados que revelam o aumento do consumo de água em toda a Região Metropolitana de Fortaleza. Este foi o primeiro aumento do ano, registrado em setembro.

O balanço divulgado mostrou que, no mês passado, a população consumiu em média 11,80 m³ de água por ligação. O número representa aumento de 8,16% no consumo, quando comparado com o mês de agosto, período em que a média atingiu 10,91 m³ por ligação. Historicamente, desde 2014, dados da Cagece identificam aumento no consumo entre os meses de agosto e setembro. Porém, o resultado deste ano significou o maior incremento para o intervalo, desde o agravamento da crise hídrica.

Apesar da elevação verificada, o secretário Teixeira destaca a importância da economia alcançada nos últimos meses. “O que conseguimos economizar até agora representa quase dois meses a mais de água. Precisamos manter esse nível de economia para que a gente possa atravessar esse período prolongado de seca”, ressalta o secretário.

Quando comparada ao ano passado, a média do volume de água consumida por ligação na Grande Fortaleza também apresentou aumento: “No ano passado, a média de consumo por ligação no mês de setembro foi de 11,6 m³. Mais do que nunca, esse é o momento de reduzir o consumo para que possamos chegar até a próxima quadra chuvosa de forma mais confortável”, afirma Neuri Freitas, presidente da Cagece.

Tarifa de contingência

Ao todo, 243.880 clientes da Cagece pagaram tarifa de contingência em suas faturas no mês de setembro por não alcançarem a meta de consumo estabelecida para cálculo da tarifa de contingência. Além dos resultados de consumo, a coletiva também abordou as ações e esforços empreendidos pelo Governo do Ceará para garantir o abastecimento das cidades cearenses, como a perfuração de poços, iniciativas de reúso, utilização de novos mananciais, entre outros.