Ipece apresenta avanços do Governo do Ceará nas áreas social, econômica e fiscal na FGV/Rio

6 de novembro de 2017 - 17:53 # # # #

Pádua Martins - Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509/ (85) 99760-3522
padua.martins@ipece.ce.gov.br

Os desafios atuais da gestão pública diante das novas megatendências mundiais são enormes e os governos precisam mudar rapidamente. Os desafios existem e é necessário que o Estado tome medidas/ações que priorizem a sociedade; promovam uma gestão pública moderna; alcancem maiores níveis de eficiência; aumentem sua produtividade; priorizem os resultados e, finalmente, executem, monitorem e avaliem os programas.

A afirmação é do professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), ao abordar, na tarde de hoje (06), o tema “Novos Caminhos da Gestão Pública” durante o Seminário “Papel e Tamanho do Estado Brasileiro” realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/ EPGE – Escola Brasileira de Economia e Finanças e FGV Direito Rio).

Depois de mostrar o trabalho realizado pelo Ipece, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Ceará, que é de propor políticas públicas para o desenvolvimento sustentável por meio da geração de conhecimento, informações geossocioeconômicas e da assessoria ao Governo do Ceará em suas decisões estratégicas, Ataliba citou alguns programas e planos em ação no Estado.

Entre eles, o Programa de Gestão para Resultados – PforR (com Banco Mundial); Planejamento da Força de Trabalho do Estado do Ceará; Plataforma Ceará 2050; A Nova Previdência Pública do Ceará e sua Sustentabilidade de Longo Prazo (Ipece-Seplag) e o Plano de Superação da Extrema Pobreza Infantil no Ceará. Também citou o Plano de Enfrentamento dos Jovens na Condição de “Nem-Nem-Nem”; Plano de Enfrentamento da Crise Econômica no Ceará; Programa de Privatizações e Concessões do Ceará; Novo Plano Diretor de TIC e o Plano de Modernização da Gestão Fiscal.

O diretor geral do Ipece falou sobre o Programa de Alfabetização na Idade certa (Paic) e s obre os avanços na gestão fiscal citando o Comitê de Gestão por Resultado e Gestão Fiscal – Acompanha o custeio semanal da máquina; o Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP); o Sistema de Gestão Governamental Por Resultados (S2GPR); oq Serviço Modular de Administração dos Recursos do Tesouro; o Sistema de Gestão Tributária (Siget); o Catálogo Eletrônico de Valores por Referência e o q Portal do Contribuinte: Disponibilização de serviços para o contribuinte.

Atalibadestaca, aindaq, a boa situação fiscal do Cará, citando, inclusive, o índice Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) que atestou o Estado como a melhor “solidez fiscal” do Brasil, resultado ratificado pela Tendências Consultorias. Ele foi mais adiante e mostrou a evolução dos investimentos públicos do Ceará, a evolução do Produto Interno Bruto (PIB); a arrecadação do ICMS; a evolução do IDEB nos municípios; a distribuição do IQE entre os municípios e os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).

Para concluir, ele citou o escritor cearense José de Alencar: “O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis”.

O Seminário “Papel e Tamanho do Estado Brasileiro” reuniu especialistas para discutir a possível necessidade de reformas e o aperfeiçoamento do Estado brasileiro, bem como o papel do setor público e do setor privado no processo de desenvolvimento. Outros temas foram abordados em painéis: “O papel dos setores público e privado no desenvolvimento” e “A Agenda de Reformas”.