Pefoce realiza I Semana Acadêmica para arrecadar alimentos para a Santa Casa de Misericórdia

6 de novembro de 2017 # # # # #

Morgana Cruz Chaves - Assessoria de Comunicação da Pefoce
(85) 3101 8807

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) realiza, no período de 06 a 10 de novembro, a I Semana Acadêmica na Pefoce. O evento, que tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para serem doados para a Santa Casa de Misericórdia, faz parte da campanha AlimentAção, desenvolvida pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Durante uma semana, a Pefoce, por meio de seus profissionais, ministrará cinco palestras de temas variados de interesse do mundo acadêmico.

A iniciativa é destinada para os estudantes de instituições de Ensino Superior, que poderão fazer sua inscrição neste link até o dia 01 de novembro. Nos dias seguintes, os inscritos receberão um email de confirmação com todas as informações necessárias acerca do dia e horário das palestras em que se inscreveram. Aliados às ações solidárias desenvolvidas pela instituição, os inscritos deverão entregar dois quilos de alimentos (arroz, feijão ou macarrão) não perecíveis no dia da palestra.

Serão realizadas as palestras “A Perícia Médica Legal nos casos de violência sexual”, ministrada pelo médico legista Dr. Marcelo Borges Cavalcante; “Toxicologia Forense: novas drogas e seus efeitos no organismo”, ministrada pela perita legista Daniele Magalhães; “DNA Forense: desvendando o Crime”, que terá como professor o perito legista Júlio Torres; “A digital humana na resolução de crimes e identificação de cadáveres”, ministrada pelo perito criminal Francisco Fiúza de Menezes Júnior e pelo auxiliar de perícia Laerte Gonçalves Silva, além da palestra “A importância da prova pericial no local de crime”, lecionada pelo secretário-executivo da Pefoce, perito criminal Átila Einstein. As palestras serão realizadas no período da tarde e terão duração de duas horas. Serão emitidas declarações de participação para os estudantes inscritos que comparecerem ao evento. Abaixo segue programação:

 

Campanha AlimentAção

Uma iniciativa da SSPDS e de suas vinculadas Perícia Forense (Pefoce), Polícia Civil (PCCE), Polícia Militar (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE) e Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), em parceria com a Casa Cor Ceará – que anualmente realiza ações solidárias em benefício da Santa Casa de Fortaleza. Neste ano, o trabalho desenvolvido pela mostra de arquitetura decoração e paisagismo ganhou força com o engajamento dos profissionais da Segurança Pública cearense na causa. Todos os alimentos arrecadados serão destinados às pessoas assistidas pela instituição de saúde.

 

Santa Casa

 

A Santa Casa de Fortaleza é uma instituição filantrópica com mais de 150 anos de existência (fundada em 1861, quando tinha o nome de Irmandade da Misericórdia). Com 325 leitos, a unidade realiza exames laboratoriais, atendimentos de emergência, internações cirúrgicas e clínicas, radiologia, ultrassonografia, endoscopia, cirurgia de catarata e ultrassonografia de globo ocular, entre outros. Em 2016, foram realizados 52.857 procedimentos e, de janeiro a agosto deste ano, já foram mais de 154 mil. O trabalho é direcionado a pacientes de todo o Estado que tenham menos condição financeira.

 

Seja um doador

 

Para ser doador da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza basta ligar para o número (85) 3392-0301, falar com uma atendente e autorizar que o desconto seja feito mensalmente na conta de energia. A partir disso, mensalmente, na descrição da conta, o doador notará o item “Doação – Santa Casa de Fortaleza” com o valor autorizado. As doações também podem ser feitas por meio das contas bancárias da Santa Casa, diretamente na Central de Doações, que fica no Hospital, ou pelo Aplicativo da Santa Casa, disponível gratuitamente para aparelhos de celular com sistema IOS ou Android.