Recordes históricos: Aumenta o número de cidadãos acessando o Portal da Transparência do Ceará

6 de novembro de 2017 - 17:15 # # #

Flávia Salcedo - Coordenadora de Comunicação da CGE
85 3101.3474
flavia.salcedo@cge.ce.gov.br

Só no último mês de outubro, a ferramenta registrou mais de 37 mil acessos, realizados por cerca de 20 mil usuários, o maior número desde a criação do Portal

“O cidadão está começando a se reconhecer como agente da cidadania”, ressalta o secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Flávio Jucá, sobre os recordes históricos alcançados pelo Portal da Transparência do Ceará no último mês de outubro. Destaque como a ferramenta de transparência ativa mais utilizada pelo cidadão, o Portal da Transparência registrou um aumento de 42% no número de acessos e 32% no de usuários em relação ao mesmo período de 2016.

“As 37.303 consultas, realizados por 20.203 cidadãos, refletem não apenas o aumento no número de acessos do Portal da Transparência, como também uma mudança na cultura do controle social no Brasil. Nos últimos anos, os cidadãos vêm buscando participar ativamente do processo político que move o país, acompanhando as ações dos gestores, se informando sobre como estão sendo aplicados os recursos públicos e, principalmente, cobrando políticas públicas efetivas”, ressalta Flávio Jucá.

Além dos números de acesso e usuários, o relatório emitido pela CGE, também chamou atenção para o aumento de 38% no número de visualizações por páginas em relação ao mesmo período de 2016. Só em outubro deste ano, foram registradas 217.186 visualizações por páginas, sendo os assuntos mais buscados Informações de Servidores, Contratos, Convênios e Despesas.

Saiba mais

A CGE divulga, mensalmente, os dados consolidados pela Coordenadoria de Fomento ao Controle Social, referentes ao desempenho do Portal da Transparência do Estado, contendo informações sobre sessões, usuários, visualizações de página, porcentagem de novas sessões, além da origem de acessos e as páginas mais visitadas. Para acessar a todos os números, basta clicar no link a seguir para ser direcionado para a página: http://bit.ly/Porta-Transparência-CGE.