SPD capacita conselheiros municipais de políticas sobre drogas na Serra da Ibiapaba

6 de novembro de 2017 - 15:03 # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
- comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br - (85) 3238.5090 / 99910.3443

Viçosa do Ceará, Tianguá e Ubajara serão os municípios visitados

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) desembarca na Serra da Ibiapaba a partir desta terça-feira, 7. As técnicas da pasta Cléo Félix e Andressa Melo coordenarão o workshop Trilhando Conhecimento com Compods em Viçosa do Ceará. Já nos municípios de Tianguá e Ubajara serão realizados encontros com gestores locais e representantes da sociedade civil organizada visando, respectivamente, reativar e fortalecer o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod) já existente e fomentar a criação do Compod.

O workshop em Viçosa do Ceará objetiva o repasse de orientações e a atualização dos conselheiros municipais de políticas sobre drogas sobre a temática. A ideia é capacitá-los para o desenvolvimento das atividades inerentes à competência na localidade. O evento ocorrerá no Polo de Convivência Social.

O roteiro do evento inclui a apresentação dos participantes, amostra das políticas sobre drogas no Ceará, abordagem da atuação do Compod, iniciativas comunitárias / projetos voltados para a prevenção às drogas, a elaboração do Plano de Ação Municipal de Políticas sobre Drogas e relatório final.

Os participantes abordarão, ainda, as potencialidades para a prevenção e vulnerabilidades do município no âmbito da temática das drogas. No encontro, também ocorrerá o esclarecimento de dúvidas e a apresentação de propostas, levando em conta os eixos prevenção, acolhimento / cuidado e reinserção social e profissional de dependentes químicos, considerando as especificidades do município.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, destaca a importância do workshop para a atualização dos conselheiros sobre a temática das drogas e o desenvolvimento de ações de prevenção. “Ao participarem do evento, os conselheiros serão capacitados para atuar com mais eficiência e eficácia no assessoramento ao governo local, coordenando atividades e realizando ações referentes à política sobre drogas”, diz a gestora.

A titular da SPD lembra que a capacitação já ocorreu em diversos municípios cearenses ao longo de 2017, proporcionando a interiorização de ações por parte da Secretaria, uma orientação do governador Camilo Santana.

Em Tianguá e Ubajara, as técnicas da SPD coordenarão encontros com gestores e profissionais da Saúde, Assistência Social e Educação, além de representantes da sociedade civil organizada. A ideia é reativar o Compod e buscar o fortalecimento as ações do colegiado de Tianguá e viabilizar a criação do Compod de Ubajara, a partir do diálogo entre comunidade local e governo na perspectiva da efetivação do controle social na questão das drogas.

Atualmente, a SPD contabiliza a formação de 24 Compods no Estado desde a criação da pasta, em 2015. Considerando os colegiados já constituídos anteriormente, o Ceará dispõe, hoje, de 95 Compods. A ideia é de que sejam implantados colegiados em todos os 184 municípios do Estado, proporcionando o fortalecimento das políticas sobre drogas.

Serviço

Fortalecimento do Compod em Tianguá – Data: 07/11 – Horário: 14 às 17 horas – Local: Casa da Cultura

Workshop em Viçosa do Ceará – Data: 08/11 – Horário: 8 às 17 horas – Local: Polo de Convivência Social

Fomento do Compod em Ubajara – Data: 09/11 – Horário: 8 às 12 horas – Local: Câmara dos Vereadores