Funceme e IRD assinam acordo de cooperação científica para desenvolvimento de estudos no Nordeste

8 de novembro de 2017 - 12:01 # # #

Felipe Lima - Ascom / Funceme

O Institut de Recherche pour le Développement (IRD), um dos mais importantes órgãos de pesquisa da Europa, e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) assinaram, nesta terça-feira (7), em Fortaleza, o acordo de cooperação técnico-científica franco-brasileiro para o desenvolvimento de estudos sobre o Nordeste.

O encontro, que contou com a presença do presidente do IRD, Jean-Paul Moatti, partiu dos interesses comuns entre os dois órgãos. O instituto francês atua em prol de ações do meio ambiente há 65 anos e busca a promoção de pesquisas científicas no mundo inteiro com o objetivo de fomentar o desenvolvimento socioeconômico.

Com a assinatura do acordo, ambas instituições definirão uma estrutura para cooperação, diálogo e troca de informações em áreas como: monitoramento e previsão do clima; variabilidade climática e seus impactos; interação oceano-atmosfera; modelagem hidrológica; e degradação da terra e desertificação.

A cooperação tem a Funceme e o IRD como responsáveis, no entanto, o documento prevê que projetos conjuntos poderão ser abertos para outros participantes, inclusive em contexto regional ou sub-regional.

Durante a cerimônia, representantes de diversos órgãos discutiram ainda as prioridades para o Nordeste nos próximos 50 anos, além da reflexão sobre as ações possíveis no âmbito dos projetos tripartite sobre o semiárido entre França, Brasil e países africanos.

Para o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, a assinatura da parceria reforça ainda mais o trabalho que já vem sendo feito em outros projetos como ‘Pirata’, que em 2017 completa 20 anos.

“É muito importante a gente ter um olhar diferenciado diante o problema que está posto. A gente pretende fortalecer as relações definidas com base na identidade pessoal e garantir uma forte presença do IRD no Nordeste, além de formar uma rede de pesquisa na região com outras que já atuam na África”, disse.

Presente no evento, o secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, comemorou a assinatura do acordo. “Esse momento é muito importante para nós cearenses, nós nordestinos porque é um momento de quebrar paradigmas, seja na questão hídrica sobretudo, mas também do conhecimento colaborar cada vez mais para o desenvolvimento econômico”, comentou.,

Programa Nordeste

Além do acordo de cooperação, Olivier Giron, representante da Embaixada da França; Cláudio Furtado, vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); e Bertrand Monthubert, conselheiro regional da Ocitânia, lançaram o ‘programa Nordeste’, que irá fomentar novas ações na região. Sobre este projeto, as atividades, assim como o lançamento de editais, serão realizadas ao longo das próximas semanas.