Maciço de Baturité ganha terceira Escola de Educação Profissional

8 de novembro de 2017 - 13:35 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Seduc - 85 3101.3972

Os jovens de Guaramiranga, Pacoti e Palmácia, municípios do Maciço de Baturité, recebem, nesta quinta-feira, dia 09, às 17 horas, a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Giselda Coelho Teixeira. Construída em Palmácia, a nova escola funcionará em regime de consórcio com atendimento aos estudantes dos três municípios. Estarão presentes o governador Camilo Santana e o secretário da Educação, Idilvan Alencar. Para construir, equipar e mobiliar, foram investidos R$ 14 milhões, oriundos dos Governos Federal e Estadual.

Os estudantes farão, ao mesmo tempo, o Ensino Médio (1ª a 3ª série) e um dos quatro cursos técnicos ofertados: Administração; Guia de Turismo; Redes de Computadores ou Segurança do Trabalho. O prédio tem capacidade para receber até 540 estudantes, em tempo integral, das 7 às 17 horas. No último ano, o Governo do Ceará propicia o estágio curricular obrigatório e remunerado para os alunos. Ao todo, 4,5 mil empresas são parceiras nos programas de promoção de estágio profissional com o atendimento de 15 mil estudantes.

Para o diretor da EEEP, Ramilson Holanda, a Escola trará grandes benefícios no que diz respeito ao desenvolvimento da região.“Com esses cursos ofertados, nossos jovens terão melhores condições de qualificação e mais possibilidades de entrarem na universidade”, ressalta o gestor.

O currículo desenvolvido nessas escolas é composto por disciplinas da base nacional comum (Ensino Médio), da formação profissional, além de uma parte diversificada, que abrange componentes curriculares como: Empreendedorismo, Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Formação para a Cidadania, Projetos Interdisciplinares, Horários de Estudo, Língua Estrangeira Aplicada.

A estrutura ofertada é composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. Esta é mais uma construção que atende à concepção de qualidade para escolas de educação profissional. A obra é supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

A EEEP Maria Giselda Coelho Teixeira faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 8, sediada em Baturité. A Crede é dirigida pela professora Dóris Sandra Silva Leão. A região passa a contar com 24 unidades de ensino. Desse total, três são Escolas Estaduais de Educação Profissional.

Com este modelo, a gestão estadual tem diversificado a oferta do Ensino Médio, articulando-o com a educação profissional, com o mundo do trabalho e com o ensino superior. A empregabilidade dos alunos dessas escolas e o ingresso nas Universidades é de 60,8% .

Serviço

Inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Giselda Coelho Teixeira
Data: 09.11.2017
Horário: 17 horas
Endereço: CE 065 – Localidade de Basílio – KM 58 – Palmácia / Ce