Ipece divulga IDM do Ceará/2016 nesta sexta-feira (10)

9 de novembro de 2017 - 13:27 # # # #

Pádua Martins - Ascom / Ipece
padua.martins@ipece.ce.gov.br

O IDM do Ceará/2016, estudo elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece,) vai ser divulgado nesta sexta-feira (10), às 11h, no encerramento do XIII Encontro Economia do Ceará em Debate, que será realizado no auditório da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. “Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM/2016): uma Importante Ferramenta para uma Gestão Pública Inteligente” é o tema da palestra do diretor de Estudos de Gestão Pública do Instituto Cláudio André Gondim Nogueira.

Durante a palestra – observa Cláudio André – vão ser apresentadas duas publicações do Ipece: uma com os resultados do IDM 2016 e outra (um Informe) onde é realizada uma comparação dos resultados do IDM de 2016 com os de 2014, “mostrando a importância do índice como uma ferramenta de inteligência pública, isto é, como um instrumento para diagnósticos e de referência para a proposição e orientação de políticas públicas”. O IDM é calculado a partir de 30 indicadores agrupados em quatro grupos ligados a aspectos fisiográficos, fundiários e agrícolas; demográficos e econômicos; de infraestrutura de apoio; e sociais.

O IDM é um índice que permite o acompanhamento das condições de desenvolvimento dos municípios cearenses. O objetivo do IDM é sistematizar em um único índice, diversas dimensões relacionadas ao desenvolvimento dos municípios e permitir a hierarquização de acordo com o nível de desenvolvimento observado. A primeira edição do IDM foi desenvolvida em 1997 por uma equipe técnica do Instituto de Pesquisa e Informação do Ceará (Iplance). Inicialmente, a publicação possuía periodicidade anual, sendo lançada em 1998 e reeditada em 1999 e 2000. A partir de 2004, o índice passou a ser calculado pelo IPECE, que lançou nesse ano o IDM-2002. Desde então a publicação do IDM passou a ser realizada a cada dois anos.

Serviço

Divulgação do IDM 2016
Data: 10/11/2017 (sexta-feira)
Hora: 11h
Local: Auditório da SEPLAG – 3º Andar – Edifício Seplag, Térreo – Cambeba