CGE otimiza sistemas informatizados por meio de hospedagem em nuvem

10 de novembro de 2017 - 14:51 # # # # #

Flávia Salcedo / Géssica Saraiva / Camila Lins - Assessoria de Comunicação da CGE
85 3101.3474 - www.facebook.com/cgeceara

O novo serviço será oferecido pela Etice e garantirá mais segurança e melhor performance aos sistemas geridos pelo órgão

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) assinou, na última quinta-feira (09), com a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) um contrato para o fornecimento do serviço tecnológico de hospedagem em nuvem. A inovação visa garantir robustez e segurança aos sistemas fornecidos pela CGE ao cidadão.

Para o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá, a contratação do serviço representa um marco para a instituição. “A hospedagem em nuvem tem como objetivo, além de melhorar as estruturas disponibilizadas para nossos sistemas, garantir mais efetividade e agilidade na utilização pelos cidadãos. Isso representa um verdadeiro marco histórico na instituição, pois estamos mudando de patamar, dando mais robustez a nossos sistemas, contando com o crescimento constante no números de acessos e participação do cidadão. Também estamos nos preparando para receber novos sistemas que estão sendo desenvolvidos pela CGE como o Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão”, destacou.

Entenda

Com a assinatura do contrato, a CGE migrará seus sistemas informatizados para nuvem, espaço virtual responsável pelo armazenamento digital de dados junto a rede mundial de computadores. O processo trará mais segurança as ferramentas, garantindo disponibilidade, além de possibilitar uma melhoria na performance dos sistemas, permitindo o aumento no número de acesso às ferramentas sem perda de qualidade e agilidade.

A hospedagem de sistemas institucionais da CGE em nuvem é uma ação que está sendo realizada dentro do previsto na Instrução Normativa Estadual Nº 01, de 13 de fevereiro de 2017, onde fica disposta a substituição da contratação de servidores, storages, racks, datacenter ou serviços de processamento de dados de TIC no âmbito do Governo do Estado do Ceará pela contratação de serviços de computação em nuvem, sendo este processo realizado por meio da Etice.