Governo do Ceará amplia efetivo de Fortaleza com implantação de BPRaio na Parangaba

11 de novembro de 2017 - 15:12 # # # # #

André Victor Rodrigues - Repórter
Nívia Uchoa e Carlos Gibaja - Fotos

O Governo do Ceará cumpriu mais uma etapa no plano de dobrar a capacidade operacional do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Fortaleza. Neste sábado (11), os moradores da região da Parangaba receberam a implantação do reforço, para ações exclusivas na localidade. Desde o mês passado, já são três grandes áreas da Capital contempladas com o reforço da polícia especializada. Antes, Messejana e Vila Velha já haviam sido beneficiados com a chegada dos profissionais de segurança.

Seguindo o cronograma da segunda fase de expansão do BPRaio, que contempla municípios acima de 50 mil habitantes, em paralelo ao reforço em Fortaleza, o próximo Batalhão será implantado na cidade de Maranguape, no próximo dia 25 (sábado).

Durante a solenidade na Parangaba, o governador Camilo Santana enfatizou o compromisso de instalar novas bases do BPRaio em todos os municípios acima de 50 mil habitantes. Em setembro, exemplificou, Caucaia e Maracanaú receberam os reforços de policiais motorizados.

“Nós vamos dobrar o efetivo operacional do Raio em toda a Capital. No momento estamos implementando as novas 14 equipes para reforçar três áreas de Fortaleza: a Messejana, o Vila Velha e agora a Parangaba. E nós já estamos preparando para outros locais de Fortaleza e outros municípios do Estado. Nosso objetivo é que, até o primeiro semestre de 2018, todas as cidades acima de 50 mil habitantes tenham a presença do Batalhão. Esse é o compromisso do Estado em assegurar mais segurança aos cidadãos e combater com eficiência a criminalidade”, complementou o chefe do Executivo.

Acompanharam o governador na solenidade o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os deputados estaduais Walter Cavalcante, Nizo Costa e Dra. Silvana, dentre outras autoridades da Segurança e lideranças políticas municipais.

Estrutura

O Governo do Ceará investiu mais de R$ 2,8 milhões na aquisição de veículos e equipamentos para os novos efetivos do Batalhão do Raio na Capital. Na Parangaba, são 38 homens, 18 motos e uma viatura.

Fortaleza conta agora com o reforço da atuação de 104 policiais, divididos em 14 equipes, com 56 motos e duas viaturas 4×4 exclusivas. Em abril do próximo ano, uma nova leva de 202 policiais também reforçará o grupamento na Capital, dobrando o efetivo operacional do Batalhão. Com os 104 novos profissionais já são mais de 600 policiais do BPRaio apenas em Fortaleza.

Agilidade na abordagem

O secretário André Costa aponta que a escolha do bairro da Parangaba para implantação do novo Batalhão deu-se pelo perfil comercial e de muita movimentação da região. Para ele, numa área como essa, de grande fluxo de pedestres e transportes, a presença da polícia motorizada especializada na ação ostensiva rápida, diminuirá a frequência de ocorrências criminais.

“Vamos focar as equipes nos corredores de ônibus, aumentar a recuperação de veículos roubados. O Raio é uma polícia muito rápida, que circula agilmente pelo trânsito e dificulta que alguém escape da ação dos profissionais de segurança”.

Orgulho e conquista

A dona de casa Leidiane Lima, 35, acompanhou a cerimônia perto das dezenas de motos do BPRaio da Parangaba. E não parou de distribuir sorrisos por admirar o marido, Jefferson Lima, ser apresentado como um dos policiais que integram o efetivo especial na região. Com duas filhas, uma de seis e outra de dois, o casal celebrou neste sábado uma conquista inesquecível para a família.

“É um momento de muita alegria de ver ele aqui representando a segurança do Estado. Foi muita luta para a gente chegar até aqui. Me sinto orgulhosa de acompanhar a trajetória dele servindo a comunidade, recebendo a recompensa por todo esforço de anos”, disse Leidiane.

Exibição de habilidades

Depois dos discursos das autoridades na cerimônia, os policiais do BPRaio realizaram a já tradicional apresentação de habilidades com as motos, com manobras e arrancadas no asfalto. Alguns membros do efetivo também simularam para a população o modo de abordagem diferenciado adotado pelo Raio.

Doutrina Raio

Para assumir uma vaga nas equipes do BPRaio o policial precisa se submeter ao Curso de Especialização de Policiamento em Motocicleta, de 280 horas/aula. A preparação é voltada para a chamada “Doutrina Raio”, com temáticas como: Patrulhamento; Perseguição e Abordagem Policial; Prática de Tiro; Resolução de casos de baixa, média e alta complexidade; entre outros temas.

O policiamento motorizado auxilia na guarda ostensiva, dinamizando o atendimento de ocorrências em relação às viaturas convencionais. Com motos, os policiais adentram por ruas estreitas, conseguem fazer manobras mais ágeis, perseguições e abordagens. Além disso, crimes como o tráfico de drogas, roubos e tentativas de homicídios são comumente praticados em motocicletas.

Segunda fase da interiorização

A interiorização do BPRaio iniciou com a instalação de batalhões responsáveis por centralizarem as ações em nove grandes regiões do Estado. Neste sentido, receberam unidades as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro-Sul), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé). Com a segunda etapa, as bases ficam exclusivas para as cidades com mais de 50 mil habitantes. E, consequentemente, os batalhões sediados nas nove cidades-polo podem dar mais atenção a outras localidades.

Ouça:

Durante a solenidade na Parangaba, o governador Camilo Santana enfatizou o compromisso de instalar novas bases do BPRaio em todos os municípios acima de 50 mil habitantes.

O secretário André Costa aponta que a escolha do bairro da Parangaba para implantação do novo Batalhão deu-se pelo perfil comercial e de muita movimentação da região. Ele acredita que a presença da polícia motorizada especializada na ação ostensiva rápida vai diminuir a frequência de crimes.