Sesporte realiza encontro com prefeitos e gestores municipais do esporte do Sertão do Inhamuns

20 de novembro de 2017 - 11:01 # # #

Rebeca Lobo - Assessoria de Imprensa da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará
rebeca.lobo@esporte.ce.gov.br - (85) 3101.4415

Programas e projetos da atual gestão foram apresentados aos moradores de Crateús

A Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) realizou, na última sexta-feira (17), um encontro com gestores municipais do esporte e prefeitos da microrregião do Sertão de Inhamuns, no EEP Manoel Mano – Liceu, em Crateús.

Esta iniciativa faz parte de uma série de encontros que serão realizados no interior, sendo este o terceiro de oito programados pelas regiões do Ceará. O propósito do encontro é estreitar o diálogo com os municípios e interagir com as iniciativas realizadas nas regiões, visando garantir o fortalecimento do esporte em todo o Ceará. Além da troca de experiências sobre atividades e ações municipais

O titular da pasta do Esporte, Euler Barbosa, foi enfático quanto ao momento em que vive o esporte no Estado. “Essa gestão tem percorrido os municípios do Estado do Ceará conversando, principalmente, com quem faz esporte no seu dia-a-dia. Viemos através de um convite do governador Camilo Santana para dar uma sacudida no esporte. Nós estamos tentando fazer uma coisa diferente”, garantiu o gestor.

Na busca de soluções rápidas e eficazes que dizem respeito ao desenvolvimento e fortalecimento do esporte em todo o Ceará foram apresentados os programas e projetos que estão sendo desenvolvimentos nesta atual gestão, como o Campinho Sesporte, que foi um dos primeiros pontos a ser explanado ao povo do sertão de Inhamuns.

Equipamento multifuncional

Em linhas gerais, o campinho é um equipamento multifuncional, no qual possui o formato de campo society com grama sintética e dimensões de 20×40, que virá acompanhado de dois containers, tendo a possibilidade de diversos usos, desde depósito de materiais até sala de administração. É importante que se diga que o equipamento não uma obra, portanto, poderá ser montado em poucos dias. O projeto irá beneficiar 152 municípios – aqueles com menos de 50 mil habitantes – do Estado do Ceará.

Em conjunto com o campinho, será instalado o programa Esporte em 3 Tempos, que atenderá em torno de 600 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade, onde tem como propósito oferecer uma programação de uma hora e meia de atividades físicas e esportivas, bem como uma conversa séria sobre temas relevantes para a sociedade como: violência, drogas, saúde e etc. Além disso, concederá material esportivo, fardamento e alimentação. A meta é beneficiar os municípios até 2018.

O gerenciamento desse equipamento será uma parceria da Sesporte com a população, através de um Conselho de Gestor.

Outro ponto de destaque da apresentação é o projeto Campos do Ceará. “Nós sabemos que o campo de várzea é a diversão no final de semana e o interior do estado leva muito a sério a questão do futebol, e nós também, por isso tratamos de desenvolver um projeto específico para isso, que nada mais é do que um tapa no visual dos campos”, explanou Barbosa.

O kit tem como propósito revitalizar os conhecidos campos de várzeas do interior, onde serão incluídos no processo de reestruturação: traves oficiais com redes, marcações, bandeirinhas, bolas, apitos, bancos de reservas e etc. A previsão é de que 500 campos recebam esse kit.

Participaram do encontro a comunidade de Crateús, prefeitos, gestores do esporte, vereadores, atletas, presidentes de ligas e associações.