SPD fomenta criação de Compods no Maciço de Baturité

20 de novembro de 2017 # # # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação da SPD
comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br
(85) 3238.5090 / 99910.3443

Pasta promoverá encontros em Guaramiranga, Pacoti e Aratuba

O Maciço de Baturité volta a receber a visita da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). A partir da terça-feira, 21, as assessoras técnicas Cléo Félix e Andressa Melo coordenarão encontros nos municípios de Guaramiranga, Pacoti e Aratuba.

As reuniões contarão com a presença de gestores e profissionais da Saúde, Assistência Social e Educação, além de representantes da sociedade civil organizada. A ideia é fomentar a criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod) nas três localidades serranas.

O Compod é um órgão consultivo e normativo de deliberação coletiva e de natureza paritária. O colegiado atua como instância de assessoramento do governo local, coordenando atividades e desenvolvendo ações referentes à política sobre drogas.

“A criação dos Compods é uma das atribuições da SPD. Os colegiados funcionam como espaços de participação social no âmbito da temática das drogas em todo o Estado, sempre com ênfase em ações de prevenção e acolhimento”, destaca a secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezera Câncio.

De acordo com a titular da SPD, a Secretaria já percorreu diversos municípios cearenses ao longo de 2017 para viabilizar a criação de Compods. As visitas também envolveram a realização de workshops para atualização dos conselheiros sobre ações de prevenção e encontros de fortalecimento dos colegiados já existentes.

A SPD contabiliza, atualmente, 25 Compods no Estado desde a criação da pasta, em 2015. Dessa forma, o Ceará dispõe, hoje, de 96 Compods. A ideia é de que sejam implantados colegiados em todos os 184 municípios do Estado, visando o fortalecimento, continuidade e ampliação das políticas sobre drogas.

Mais informações sobre os Compods podem ser obtidas na Coordenadoria de Interlocução interinstitucional (Cointer) da SPD, através do telefone (85) 3101.5482.

Serviço:

Fomento do Compod em Guaramiranga – Data: 21/11 – Horário: 13h30 – Local: Secretaria de Assistência Social

Fomento do Compod em Pacoti – Data: 22/11 – Horário: 9 horas – Local: Secretaria de Educação

Fomento do Compod em Aratuba – Data: 22/11 – Horário: 14 horas – Local: Secretaria de Saúde