Metrofor retira mais de mil toneladas de lixo das vias de trem em Fortaleza

21 de novembro de 2017 - 15:17 # # #

Pedro Alves - Ascom / Cia Cearense de Transportes Metropolitanos
imprensa@metrofor.ce.gov.br
Deyvson Teixeira/Metrofor - Fotos

A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos retirou 1.029,6 toneladas de lixo das vias férreas em Fortaleza no período de janeiro a outubro deste ano. A presença de resíduos nas proximidades das vias é uma preocupação constante da empresa, que busca melhorar o bem estar da população lindeira, ampliar seu relacionamento nas comunidades, e ao mesmo tempo manter a segurança operacional das linhas de trem.

“Queremos evitar uma série de situações complicadas para a população, como a proliferação de ratos e insetos”, relata o assessor de Engenharia Ambiental do Metrofor, Samuel Braga. Para prevenir problemas decorrentes do acúmulo de lixo, o Metrofor desenvolve ações em duas linhas: a limpeza das vias férreas e a realização palestras educativas nas comunidades.

O monitoramento de pontos de lixo e a retirada dos resíduos é uma atividade constante do Metrofor. Parte dos trabalhos acontece em parceria com regionais da Prefeitura de Fortaleza e outras prefeituras de cidades atendidas pelas linhas de VLTs e metrô; outra parte das atividades é realizada de forma autônoma pelo Metrofor. Já as palestras educativas são desenvolvidas em parceria com lideranças escolares e comunitárias, dentro dos bairros.

O coordenador de Relações Comunitárias do Metrofor, Fernando Mota, explica a importância dessas ações. “Temos um projeto chamado Metrô e Cidadania que vem sendo desenvolvido desde os anos 2000. Trabalhamos com a educação da população para preservar as estações e os equipamentos do metrô, assim como também a questão do lixo. Através de palestras em escolas, reuniões com diretores, pais e líderes comunitários buscamos orientar a população a fazer uma melhor destinação do lixo”.

Para Samuel Braga, a população tem papel fundamental nas ações para redução do lixo. “Em caso de alguma reclamação ou denúncia, a população pode ligar para a Ouvidoria e informar a situação. Será feita uma averiguação de imediato e tomadas as providências”, explica ele. A Ouvidoria do Governo do Ceará recebe demandas por telefone, no número 155 (ligação gratuita), ou pela Internet, no site www.ouvidoria.ce.gov.br.

Saiba mais

Dois tipos de resíduos sólidos são retirados das vias férreas: lixo e entulho. A contagem da quantidade total é feita pelo número de caminhões de lixo que são retirados, cotidianamente. Depois de recolhido o lixo pelo Metrofor, caminhões da prefeitura levam o material até o aterro do Jangurussu, onde é feito uma triagem para separar o lixo reciclável.

Diariamente, antes do horário de operação comercial com passageiros, todas as linhas realizam uma viagem de inspeção para verificar a integridade da via férrea e a possível presença de quaisquer objetos que possam atrapalhar a passagem dos trens.

Força-tarefa em parceria com as prefeituras de Caucaia e Fortaleza, Operação Fronteiras ocorreu de 17 a 20 de outubro, com objetivo intensificar as ações de controle e prevenção do mosquito aedes aegypti na fronteira entre Fortaleza e Caucaia, incluindo o trecho em que a Linha Oeste percorre as duas cidades.