SPD implanta Projeto Novas Escolhas

21 de novembro de 2017 - 11:52 # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br - (85) 3238.5090 | 99910.3443

Iniciativa proporcionará qualificação profissional de dependentes químicos em tratamento

Um dos eixos de atuação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), a reinserção social e profissional para pessoas em tratamento da dependência química é vista como a última etapa da terapia e determinante na recuperação integral. Neste contexto, a SPD investe na qualificação de usuários de drogas em tratamento. A Secretaria criou e já iniciou a implementação do Projeto Novas Escolhas. A iniciativa é efetivada através da oferta de cursos profissionalizantes gratuitos para acolhidos em Comunidades Terapêuticas (CTs) que prestam serviço à pasta.

A primeira edição do projeto foi desencadeada pela SPD na segunda-feira, 20, e alcançará, simultaneamente, cerca de 400 acolhidos em 18 CTs, entre homens e mulheres. Os cursos oferecidos são os seguintes: recuperador de eletrodomésticos, eletricista, confeiteiro (doces e salgados), cabeleireiro / barbeiro, coste e costura, mecânica de motos e panificação.

Ao todo, serão ofertados 20 cursos até o final de 2017. As aulas serão ministradas por profissionais do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), num total de 100 horas/aula. A instituição é qualificada para executar políticas públicas nas áreas do trabalho e empreendedorismo.

O primeiro dia de curso nas CTs foi diferenciado, com a abordagem dos temas como auto-conhecimento, comunicação eficaz, relações interpessoais e empreendedorismo, além da realização de dinâmicas com os alunos. Todas as atividades terão o acompanhamento da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD.

Ao fim dos respectivos cursos, os beneficiados receberão certificado de conclusão e kit contendo equipamentos básicos para que possam dar os primeiros passos na nova profissão em que foram capacitados.

Reinserção social

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, explica que o Projeto Novas Escolhas reforça as ações da SPD no eixo da reinserção social e profissional de usuários de drogas, proporcionando-lhes o aprendizado de uma nova profissão e, para muitos dos beneficiários, o primeiro curso na vida com direito a receber um certificado.

Para a definição dos cursos ofertados na primeira edição do Projeto Novas Escolhas, a SPD ouviu os acolhidos nas CTs, bem como pesquisou ofícios que hoje apresentam representativa demanda por profissionais especializados para o mercado de trabalho. A ideia foi contribuir para o aproveitamento da mão de obra qualificada após a conclusão do período de acolhimento e a retomada da vida em sociedade.

A titular da SPD reforça que as oportunidades de qualificação são fundamentais para a reinserção social e profissional dos usuários de drogas após o término do período de acolhimento, favorecendo a recuperação e a melhoria da autoestima.

“O aprendizado gratuito de uma profissão é uma chance de recomeço da vida para o dependente químico em tratatamento. Os cursos valorizam os acolhidos, proporcionam novas perspectivas, fortalecem a cidadania e reduzem possibilidades de uso de drogas. Por outro lado, ampliam as oportunidades de reinserção no mercado do trabalho”, enfatiza a secretária Aline Bezerra Câncio.

A gestora lembra que uma parceria da SPD com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) tem viabilizado a implementação do Projeto Criando Oportunidades em CTs. Em dois anos, já foram capacitadas para o mercado de trabalho mais de 400 pessoas em tratamento. Grande parte tem utilizado o aprendizado como fonte de renda.

Ainda na área da reinserção social, a SPD proporcionou cursos profissionalizantes para pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas por meio de parceria firmada com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, através do Instituto Promil (Instituto Programa do Movimento de Integração Milenar).