Juventude em Ação envolve famílias na prevenção às drogas

22 de novembro de 2017 - 14:21 # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br - (85) 3238.5090 / 99910.3443

Uma das mais importantes iniciativas inseridas no programa Juventude em Ação (JA) é a Ciranda da Família. A atividade ocorre através de reuniões de familiares dos estudantes beneficiados para amplo diálogo voltado para destacar a importância do apoio aos jovens na prática da autonomia e da autoconfiança. Os encontros são coordenados pela equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / JA da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD).

A ideia é que os alunos possam receber o suporte necessário do grupo familiar para responderem às adversidades pessoais e sociais com atitudes proativas e cidadãs, além de ampliar a consciência sobre as implicações físicas, mentais e sociais advindas do uso / abuso de drogas.

Nos encontros, é aplicado o jogo interativo Na Trilha da Prevenção, o que possibilita uma ampla reflexão sobre valores, crenças e motivações. Além disso, ocorre a partilha de experiências, promovendo a articulação entre o saber popular, científico e político na promoção do bem-estar individual, familiar e social.

As reuniões mais recentes, coordenadas pela equipe do SIP / JA, aconteceram na Escola de Ensino Fundamental e Médio Santo Amaro, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza, com a participação de 150 familiares de estudantes; e no Caic Maria Alves Carioca, no mesmo bairro, com a presença de cerca de 100 famílias.

Cirandas também já foram realizadas na Escola Estadual Deputado Ubiratan Diniz Aguiar, no município de Capistrano, com cerca de 155 familiares presentes; na Escola Eudes Veras, em Maracanaú, com 240 familiares; e ainda na Escola Andrade Furtado, em Quixeramobim, com 138 familiares.

Juventude em Ação

Voltado para estudantes do ensino médio da rede pública estadual, o programa de valorização da vida Juventude em Ação enfatiza a prevenção ao uso / abuso de drogas lícitas e ilícitas. O JA vem sendo desenvolvido pela SPD desde 2015, já tendo beneficiado mais de 34 mil estudantes no Ceará.

O JA proporciona, entre outros benefícios, o favorecimento do protagonismo juvenil nas comunidades, a conscientização sobre direitos e deveres na direção de ações proativas e cidadãs e a socialização de conhecimentos sobre drogas e seus efeitos para a saúde física, mental e social.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio, ressalta que o Estado do Ceará é pioneiro no Brasil na aplicação de um programa de prevenção voltado, exclusivamente, para estudantes do ensino médio, favorecendo, ainda, a comunidade no entorno das escolas selecionadas para a efetivação do JA.

O programa envolve a aplicação do jogo interativo Na Trilha da Prevenção e culmina com uma agitada gincana artístico-cultural em que os jovens são protagonistas na prevenção às drogas. Em todo o desenrolar do JA, a SPD conta com a parceria das Coordenadorias Regionais de Educação (Crede).