Pacientes comemoram melhorias em serviço do Hospital São José

22 de novembro de 2017 - 17:26 #

Franciane Amaral - Assessoria de Comunicação do Hospital São José
(85) 3101-2324 / 989613880

“Foi uma surpresa maravilhosa, um susto bom”, diz a paciente Cláudia Fontes (nome fictício) ao chegar para receber os antirretrovirais nas novas instalações do Serviço de Cuidados Farmacêuticos do Hospital São José (HSJ), do Governo do Ceará. “Eu venho de Maranguape, um calor danado no ônibus, e agora não tenho mais que ficar em pé esperando, posso esperar sentada e ainda com ar condicionado. Está 100%”, comemora a dona de casa, de 47 anos, que faz tratamento para HIV há mais de 15 anos no HSJ.

Na manhã desta quarta-feira, 22, o Secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, esteve no Hospital São José e visitou o novo espaço. Para ele, a melhoria do serviço de acolhimento e atendimento é mais uma ação de humanização e cuidado ao paciente. “Essa casa continua produzindo muitos resultados positivos para a sociedade. Uma condição que deve ser defendida e ressaltada sempre”, reconhece.

O novo ambiente, com mais guichês, assentos e climatização, acolhe, fortalece e humaniza ainda mais a assistência farmacêutica. Diariamente, 260 pacientes de Fortaleza, Região Metropolitana e de municípios do interior do estado são atendidos e recebem medicamentos antirretrovirais e outros remédios para coinfecções no Hospital São José. “Esse novo espaço garante atendimento digno e acolhimento aos nossos pacientes. Deixamos para trás a dispensação de medicamentos com filas e desconforto”, ressalta a diretora geral do Hospital São José, infectologista Tânia Mara Coelho.

Nos guichês, o sistema informatizado de dispensação garante agilidade no serviço. “Eu venho pegar os medicamentos para meu filho e meu neto. Está mais ligeiro. E com essa rapidez, ainda dá tempo de entregar os comprimidos aos dois lá em casa sem me atrasar no emprego”, fala seu Eduardo Lima (nome fictício).

O Serviço de Cuidados Farmacêuticos do Hospital São José funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h30min. De acordo com o presidente da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids no Ceará, Vando Oliveira, os pacientes merecem e agradecem esse acolhimento respeitoso em todas as etapas do atendimento, entre elas a distribuição dos medicamentos. “É motivo de alegria para pacientes que ficavam em pé, muitas vezes na chuva ou no sol forte, a espera de medicamentos”, reforça Vando.

Serviço de Cuidados Farmacêuticos Hospital São José
Rua Nestor Barbosa, 315 – Parquelândia
3101. 2341