Governador se reúne com embaixador para debater parcerias entre Ceará e Itália

23 de novembro de 2017 # # # #

Thiago Cafardo - Porta-voz do governador

Encontro foi realizado em Roma, capital italiana. Em discussão, a possibilidade de novos negócios entre o Estado e o país europeu

O governador Camilo Santana se reuniu nesta quinta-feira (23), em Roma, com o embaixador do Brasil na Itália, Antônio Carlos Patriota. Em debate, a possibilidade de parcerias entre o Ceará e o país europeu em diversas áreas, principalmente energia, água (dessalinização), couro e frutas. “O embaixador sabe das potencialidades do nosso estado e será muito importante para nos ajudar nessa prospecção de novos negócios”, citou o governador Camilo Santana, após o encontro realizado na sede da Embaixada.

Em fevereiro deste ano, uma comitiva italiana formada pelo embaixador do país no Brasil, Antônio Bernardini, e o cônsul no Nordeste, Gabor de Zagon, esteve no Ceará para debater as relações comerciais entre o Estado e a Itália. “Há alguns meses temos fortalecido as relações entre o Ceará e a Itália nessa missão de captar investimentos que possibilitem o crescimento do nosso estado e, com isso, aumentar a geração de empregos para os cearenses”, disse Camilo Santana.

Atualmente, de acordo com estudo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), os setores de couro, ferro e aço, pedras, cimento e frutas são os principais itens exportados do Ceará para a Itália – mais de US$ 40 milhões anuais. A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), por exemplo, está entre as que mais exportam para o país europeu.

Vaticano

O governador Camilo Santana também esteve reunido com o embaixador do Brasil no Vaticano, Luiz Felipe Mendonça. Ontem, eles participaram do encontro com o papa Francisco, na Basílica de São Pedro. “Agradeço ao embaixador pela receptividade. Foi um momento de muita emoção poder conversar com o papa Francisco e ter a oportunidade de falar um pouco sobre o Ceará”, afirmou o governador.