QualificaAPSUS realiza oficina para dentistas de vários municípios

27 de novembro de 2017 - 15:10 # # #

Com a participação de duzentos e cinquenta profissionais da área odontológica de 158 municípios representados, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará está promovendo a 1ª Capacitação Complementar em Estratificação de Risco e Manejo Clínico em Saúde Bucal. A oficina faz parte do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde no Ceará (QualificaAPSUS) e está sendo realizada nesta segunda-feira, 27 de novembro, e nesta terça-feira, 28 de novembro, das 8 às 17h30min, no Hotel Plaza Suítes, na Praia de Iracema, em Fortaleza.

Com o objetivo de formar facilitadores regionais para o desenvolvimento do projeto nas regiões do Estado, o QualificaAPSUS tem capacitado em diferentes temáticas os profissionais da atenção primária. A supervisora do Núcleo de Atenção Primária da Sesa, Carmen Cemires, explica que através desta qualificação junto aos dentistas é possível melhorar o tratamento concluído, favorecendo tanto o cidadão atendido como a equipe de trabalho que terá uma diretriz clínica para poder trabalhar com mais eficiência. “Esse é o pontapé inicial. Com a estratificação de risco vamos dar uma equidade clínica em todos os sentidos e dar mais qualidade ao nosso atendimento na atenção primária”, reforça.

A supervisora do Núcleo de Atenção a Saúde Bucal do Estado do Ceará, Paola Calvasina, ressalta que com esta capacitação será reorganizado o processo de trabalho da saúde bucal na atenção primária. “Estamos buscando humanizar esse processo para que a população tenha mais acesso e garantia ao tratamento odontológico integrado e concluído. Através da estratificação de risco queremos acolher melhor a demanda dos pacientes que procuram nossos serviços”, explica.

Após o treinamento dos facilitadores serão realizadas oficinas complementares para as equipes de trabalho nos municípios cearenses, seguindo o mesmo modelo dessa capacitação. A dentista Márcia Gomes, que trabalha em um posto de saúde de Quixeré, distante 200 km de Fortaleza, vem desenvolvendo uma experiência positiva na região. “Estamos nos inspirando no trabalho de sucesso realizado no Paraná, onde a estratificação de risco é modelo para o país. Em agosto deste ano iniciamos um projeto-piloto que já vem apresentando resultados positivos e com esta capacitação da Sesa poderemos avançar ainda mais”, comemora.

A experiência de sucesso no Paraná foi apresentada no início do evento pela médica e consultora Maria Emi Shimazaki. Ela mostrou também alguns dados que revelam uma redução de doenças bucais no Brasil, principalmente da cárie entre adolescentes e adultos. “Esta redução é possivelmente resultado de medidas de saúde pública, mas apesar dos avanços vários desafios ainda persistem. Estamos aqui para buscarmos essas melhorias de acordo com a realidade de cada município”, diz.

Projeto QualificaAPSUS

O QualificaAPSUS Ceará foi lançado pela Secretaria da Saúde do Ceará em 2016 como uma estratégia de reorganização do modelo de atenção, a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios e implantação e implementação das Redes de Atenção à Saúde. A consolidação das Redes de Atenção à Saúde depende de uma Atenção Primária à Saúde (APS) que cumpra seu papel de responsabilização, coordenação e resolução dos problemas de saúde da população, garantindo, sobretudo, a longitudinalidade e a integralidade do cuidado em saúde. Assim, o Projeto QualificaAPSUS Ceará é estratégico para o Estado, no intuito de se obter melhores resultados sanitários e econômicos no âmbito do SUS.

Serviço

Capacitação Complementar em Estratificação de Risco e Manejo Clínico em Saúde Bucal (QualificaAPSUS)
Data: 27 e 28 de novembro de 2017
Local: Hotel Plaza Suítes, Rua Barão de Aracati, 94, Praia de Iracema, Fortaleza
Horário: 8 às 17h