SPD visita quatro municípios do Cariri

27 de novembro de 2017 - 14:58 # # # #

Fernando Brito - Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br - (85) 3238.5090 / 99910.3443

Quatro municípios da região do Cariri serão visitados, a partir desta terça-feira, 28, pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). Crato, Jardim, Caririaçu e Várea Alegre são as localidades contempladas.

Na ocasião, as assessoras técnicas da pasta Cléo Félix e Andressa Melo coordenarão encontros com gestores locais e profissionais da Saúde, Assistência Social e Esducação, além de representantes da sociedade civil organizada. O objetivo é fortalecer o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod) já existente ou fomentar a criação do Compod.

Órgão consultivo e normativo de deliberação coletiva e de natureza paritária, o Compod atua como instância de assessoramento do governo municipal, coordenando atividades e desenvolvendo ações referentes à política sobre drogas.

Os encontros em Crato e Jardim contarão com a presença da secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio. A titular da SPD ressalta que a ideia é destacar a importância da criação e plena atividade do Compod em cada localidade.

“Os colegiados devem funcionam como espaços de participação social no âmbito da temática das drogas, sempre com ênfase em ações de prevenção e acolhimento”, diz a secretária Aline Bezerra Câncio, lembrando que os conselhos são “braços” da SPD nas localidades, possibilitando a interiorização de ações.

Ao longo de 2017, a SPD percorreu diversos municípios cearenses para viabilizar a criação e fortalecimento de Compods. As visitas também envolveram a realização de workshops para atualização dos conselheiros sobre ações de prevenção.

Atualmente, a SPD contabiliza a criação de 23 Compods no Estado desde a criação da pasta, em 2015. Assim, o Ceará dispõe, hoje, de 96 Compods. A Secretaria segue com as visitas às diversas regiões cearenses a fim de que sejam implantados colegiados em todos os 184 municípios, visando o fortalecimento, continuidade e ampliação das políticas sobre drogas.

Mais informações sobre os Compods e o agendamento de visitas podem ser obtidas na Coordenadoria de Interlocução Interinstitucional (Cointer) da SPD, através do telefone (85) 3101.5482.

Serviço

* Fomento do Compod no Crato – Data: 28/11 – Horário: 8 horas – Local: Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja)

* Fortalecimento do Compod de Jardim – Data: 28/11 – Horário: 14 horas – Local: Secretaria de Assistência Social

* Fomento do Compod em Caririaçu – Data: 29/11 – Horário: 8 horas – Local: Secretaria de Saúde

* Fortalecimento do Compod de Várzea Alegre – Data: 29/11 – Horário: 14 horas – Local: Escola Doutor Pedro Sátiro