Laboratório de Engenharia Civil do Nutec faz análise estrutural da Igreja do Céu, em Viçosa do Ceará

28 de novembro de 2017 - 11:37 # # # #

Louise Mezzedimi - Assessora de Comunicação e Marketing do Nutec
(85) 3101.6925 | (85) 9.9985.7989

Construção contará com os serviços e tecnologias da Fundação para acompanhamento de melhorias físicas do maior ponto turístico da cidade

O Laboratório de Engenharia Civil da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), esteve em Viçosa do Ceará para um estudo pouco explorado, referente à avaliação da segurança estrutural de construções de grande valor histórico, para além dos seus componentes artísticos e monumentais. No caso, a Igreja Nossa Senhora das Vitórias, ponto mais alto da cidade, a 900 metros de altitude. A atividade começou em novembro e será concluída no início do mês de dezembro.

A iniciativa para análise, preservação e monitoramento da construção partiu da comunidade local, em especial a paróquia, juntamente com o Iphan. Recentemente, foram realizadas obras de revitalização e urbanização no entorno da Igreja do Céu, como é conhecida popularmente, tornando-a um ponto de atração turística melhor preparado, tanto para a população local como para os visitantes. No entanto, as próprias reformas nos arredores e mesmo os desgastes físicos da construção ao longo dos anos provocaram o surgimento de alguns danos, em sua grande maioria fissuras, com origem em movimentos estruturais da igreja.

O objetivo dos trabalhos é não apenas oferecer um relatório completo sobre os danos atuais e suas consequências para a segurança da igreja, como também elaborar um planejamento de estudos continuados para que sejam feitas ações corretivas e de reforço estrutural.
É interessante lembrar que a igreja já passou por duas reformas recentes nos últimos 10 anos e data do início dos anos 1940. Estão sendo executados projetos e ações com modelos numéricos, ensaios não-destrutivos, e numa segunda etapa, será realizado o acompanhamento sensorial, além de testes e levantamentos sobre resistência e durabilidade dos materiais.

Para o professor doutor Esequiel Mesquita, gerente do laboratório e que desenvolveu suas pesquisas justamente na área de avaliação e caracterização do patrimônio histórico, o Nutec foi escolhido pela experiência com esse tipo de atividade, além da equipe ser especializada e reconhecida nesse ramo, com estudos e projetos de sucesso para diversos órgãos preocupados com patrimônios com essas especificidades, como o Centro Histórico de Sobral.