VLT: governador visita obras do trecho Borges de Melo-Papicu

29 de novembro de 2017 # # #

Thiago Cafardo - Porta-voz do governador
Carlos Gibaja - Fotógrafo

Camilo Santana conversou com os engenheiros responsáveis pela obra e caminhou cerca de 6 km para acompanhar o andamento da construção do VLT

O governador Camilo Santana visitou nesta quarta-feira (29) as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Fortaleza. Acompanhado dos engenheiros da empresa responsável pela construção do equipamento, o chefe do Executivo caminhou entre as estações Borges de Melo e Papicu – mais de 6 quilômetros. “Fiz questão de percorrer todo esse trecho para acompanhar de perto o andamento das obras. Está indo muito bem em alguns pontos e precisa melhorar em outros”, citou o governador.

A visita foi iniciada no túnel que está sendo construído na avenida Borges de Melo. Durante o trajeto, Camilo Santana conversou ainda com moradores do entorno do equipamento. “O VLT é uma obra de extrema importância para a mobilidade urbana de Fortaleza. Tenho cobrado celeridade para entregarmos todo o ramal no próximo ano. Temos mais de 600 funcionários trabalhando para garantir o andamento da obra”, disse.

Sobre o túnel da avenida Borges de Melo, o governador Camilo Santana citou que uma das faixas deve ser liberada até o fim de dezembro. “A ideia é que até o Natal a gente libere uma das faixas e que, até fevereiro, as duas vias estejam prontas e liberadas para o trânsito. Vai ser muito importante para aquela região”, afirmou.

VLT

O ramal atravessa 22 bairros, área que concentra mais de 500 mil moradores de Fortaleza. A previsão de demanda potencial do novo modal é de 90.000 passageiros por dia. O projeto prevê a construção de três tipologias de estação: a de Parangaba será elevada, possibilitando a total integração à Linha Sul do Metrô de Fortaleza e ao terminal rodoviário do bairro. A estação Papicu também será diferenciada e se integrará à Linha Leste do Metrô e ao terminal rodoviário. As oito estações restantes terão a modelagem padronizada.

Em setembro do ano passado, o trecho 2 do VLT (Parangaba-Borges de Melo) entrou em operação assistida – cerca de 3,6 quilômetros. Pelo site http://www.seinfra.ce.gov.br/vlt/ é possível acompanhar o andamento da obra, ver fotos, vídeos e o mapa de todo o VLT de Fortaleza.