Equipe de São Paulo vence Concurso Nacional de Ideias para o Parque do Cocó

30 de novembro de 2017 - 18:28 # # #

Demétrio Andrade - Ascom / Sema

Em transmissão ao vivo via Internet, nesta quinta-feira (30), à tarde, pela página da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) no Facebook (sema.ceara), foram divulgados os nomes do vencedores do Concurso Nacional de Ideias para o Parque Estadual do Cocó. Pelo sistema adotado pelo concurso, o programa de computador utilizado deu acesso às identidades dos concorrentes no momento da leitura da ata, pelo secretário Artur Bruno, com a presença dos representantes da Sema – promotora e organizadora do concurso –, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE) e da imprensa local.

A equipe classificada em 1o lugar é de São Paulo-SP, da arquiteta urbanista Marina Mange Grinover. Na segunda posição, de Fortaleza-CE, Ricardo Henrique Muratori de Menezes. Em terceiro, de Belo horizonte-MG, Alexandre Brasil Garcia. A Comissão Julgadora fez também menção honrosa ao trabalho de Gabriela Tie Nagoya Tamari, de São Paulo-SP. Bruno fez um histórico da regulamentação do Parque e falou da intenção de “ocupar 17 áreas degradadas com equipamentos de esporte, lazer, contemplação e educação ambiental”. Custódio Neto, presidente do IAB-CE, elogiou a iniciativa do governo do Estado, ressaltando ser o concurso “a maneira mais democrática e transparente” de realizar o certame.

Os membros titulares da Comissão Julgadora avaliaram 18 trabalhos de todo o Brasil entre os dias 23 e 25 de novembro de 2017, reunidos no Comfort Hotel, em Fortaleza. A análise dos projetos recebidos selecionou as três melhores propostas urbanísticas, paisagísticas e arquitetônicas, conforme determina o Edital do certame. A proposta vencedora receberá 80 mil reais, sendo 50 mil para a segunda e 25 mil para a terceira, além de uma menção honrosa para a quarta classificada.
Haverá um prazo para recursos e impugnações (2 de dezembro de 2017 a 11 de dezembro de 2017), até a homologação oficial do resultado, dia 14 de dezembro de 2017. O evento de premiação será dia 17 de dezembro de 2017, com a presença do governador Camilo Santana. Os trabalhos serão expostos entre 11 de janeiro e 12 de março de 2018.

Confira o memorial descritivo