Governo do Ceará autoriza início das obras do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe nesta sexta-feira (1)

30 de novembro de 2017 # # # #

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará - (85) 3101.5220 / 3101.5221

Ceará, que já conta com três hospitais regionais, avança na descentralização da saúde

O governador Camilo Santana (PT) assina, nesta sexta-feira (1º), a autorização do início das obras do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ). O evento será realizado em Limoeiro do Norte, na Praça da Catedral, às 16h. O investimento será de R$ 121,73 milhões e a obra tem prazo previsto de 24 meses. O hospital será construído na BR 116, no entroncamento entre os municípios de Limoeiro do Norte, Russas e Morada Nova. A unidade terá 297 leitos (dos quais 170 de internação geral, 20 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica, 10 de UTI neonatal, 20 de UCI neonatal e 67 leitos de apoio) e contará com 20 especialidades médicas e seis salas de centro cirúrgico.

O Hospital Regional do Vale do Jaguaribe vai dar cobertura à população de 532,3 mil habitantes dos 20 municípios da 5a Macrorregião de Saúde do Ceará – Limoeiro do Norte, Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaribara, Jaguaribe, Potiretama, Pereiro, Quixeré, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Aracati, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaruana, Morada Nova, Palhano e Russas.

Regionalização

O estado do Ceará é pioneiro no processo de regionalização da Saúde, que começou a ser consolidado há mais de 18 anos. Em nível nacional, o processo de descentralização da saúde, que transferiu para estados e municípios um conjunto de recursos para a operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS), foi consolidado a partir de 2001.

Atualmente, o Ceará conta com três hospitais regionais, o que permite que a população do interior receba assistência hospitalar de alta complexidade mais perto de casa, sem necessidade de vir para a capital. O Hospital Regional do Cariri (HRC) foi inaugurado em 2011 em Juazeiro do Norte. O Hospital Regional Norte, em Sobral, está em funcionamento desde 2013, e o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em processo de implantação. De janeiro a outubro de 2017, os hospitais regionais realizaram cerca de 15 mil cirurgias.

A rede de assistência à saúde no Ceará, além de crescer no interior e na capital, também trouxe inovações na oferta de serviços. Atualmente, são 19 policlínicas em funcionamento que atendem as cinco macrorregiões de saúde do Estado (Fortaleza, Sobral, Sertão Central, Litoral Leste/ Jaguaribe e Cariri) e três em construção: Crato, Canindé e Maracanaú. As 19 policlínicas regionais ficam em Acaraú, Aracati, Barbalha, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Caucaia, Crateús, Icó, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Pacajus, Quixadá, Russas, Sobral, Tauá e Tianguá. Há também 25 Centros de Especialidades Odontológicas; 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h); 135 municípios atendidos pelo SAMU 192 Ceará, além de Fortaleza e Sobral, que têm SAMU com gestão municipal.

Serviço

Autorização do início das obras do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe
Data: 01/12/17, sexta-feira
Horário: 16h
Local: Praça da Catedral – Limoeiro do Norte