Adece comemora 10 anos de criação

1 de dezembro de 2017 - 15:35 # # # #

Ana Beatriz Sugette - Assessora de Imprensa - Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece)

O Governo do Ceará realizou, nesta quinta-feira (30), uma solenidade em comemoração aos 10 anos da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). A cerimônia aconteceu no auditório da Agência. O secretário-chefe do Gabinete do Governador Camilo Santana, Élcio Batista, representou o governador Camilo Santana.

“Essa área do desenvolvimento econômico, especialmente, assumiu um protagonismo importante no governo Camilo à medida em que não há geração de riqueza que não passe por uma estratégia muito bem definida. Esse governo, desde o primeiro momento, traçou essa estratégia”, destacou Élcio. O secretário pontuou ainda o momento favorável que o Ceará vive. “Hoje somos um exemplo em todas as áreas. Somos melhores fiscalmente no país, em educação, o estado que mais investe no Brasil, que cresce acima do país e paga em dia os servidores públicos”, completou.

A presidente da Adece, Nicolle Barbosa, fez uma retrospectiva dos principais trabalhos realizados e apresentou números conquistados ao longo da última década. “Mais de 30 indústrias foram implantadas com participações diretas da Adece, sejam elas em obras de infraestrutura, aquisições de imóveis, concessão por regime de comodato e outros incentivos. Mais de 30 mil empregos são gerados somente por essas indústrias que investiram juntas mais de R$ 1,5 bilhão na última década”, disse.

Conforme Nicolle, os resultados foram alcançados graças ao trabalho de prospecção de empresas em missões e participações nos principais eventos em territórios nacional e internacional. “Somamos 164 participações. Além dos estados brasileiros, a Adece passou pela Alemanha, Portugal, Cabo Verde, Coreia do Sul, China, Mongólia, Itália, Líbano, Espanha, Rússia, Canadá e Israel apresentando o Ceará e suas principais potencialidades e vantagens. Mostrando que investir no Ceará é um bom negócio”, ressaltou.

A solenidade contou ainda com o descerramento da Galeria dos ex-presidentes da Adece formada por Antônio Balhmann, de setembro de 2007 a março de 2010; Francisco Zuza de Oliveira, de abril de 2010 a setembro de 2011; Roberto Smith, de outubro de 2011 a janeiro de 2015; e Ferruccio Petri Feitosa, de fevereiro de 2015 a janeiro de 2017.

Estiveram presentes na comemoração prefeitos, presidentes de entidades, presidentes de câmaras, vereadores, empresários e líderes dos diversos setores da economia (indústria, comércio e agricultura).

Uma década

Instituída pela Lei de número 13.960, de 4 de setembro de 2007 e constituída pela Assembleia Geral de 28 de setembro de 2007, a Adece é uma vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) e foi criada com a finalidade de ser o braço operacional da política de desenvolvimento econômico do Estado do Ceará.

A Agência encerra o ano de 2017 com 27 câmaras instituídas e abrigadas em seu âmbito, sendo 11 delas voltadas para o agronegócio, 24 setoriais e 3 temáticas, além do Fórum Jovem Empresário Ceará.