Governo do Ceará dá ordem de serviço a vinte areninhas

4 de dezembro de 2017 - 15:56 # # #

Felipe Gonçalves - Ascom / DAE
felipe.goncalves@dae.ce.gov.br - 3295.6217 / 98957.7744

Os municípios de Crato e Juazeiro do Norte receberam no último sábado, 2 de dezembro, a Ordem de Serviço para a construção das Areninhas, campos society em áreas vulneráveis. Contando com os municípios do Cariri, o Governo do Ceará já autorizou a construção de 20 areninhas, que tem investimento médio de R$ 1,6 milhão por equipamento, com recursos do Estado, via Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares), e participação das prefeituras municipais, as areninhas terão acompanhamento técnico do Departamento de Arquitetura e Engehharia do Estado do Ceará (DAE).

Com a política, o Governo do Ceará visa promover e estimular uma nova dinâmica social e a integração familiar nos municípios cearenses, a partir do esporte e do lazer. Ao todo serão 40 equipamentos em 38 municípios, com investimento total de R$ 70 milhões. Já tiveram as obras autorizadas os municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Limoeiro do Norte, Tianguá, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca, Camocim, Cascavel, Eusébio, Maranguape, Canindé, Horizonte, Itaitinga, Quixadá, Russas, Crateús, Maracanaú e Morada Nova.

O DAE foi responsável por adaptar e ajustar o projeto executado pela Prefeitura de Fortaleza ao programa definido pelo Governo do Ceará através das contribuições dadas pela STDS/ProaresS, Sesporte e Secult. “Através de um trabalho célere e projeto bem elaborado, a licitação transcorreu de forma rápida e sem questionamentos ou impugnações”, falou o superintendente do DAE, Sílvio Campos. O órgão será responsável pela fiscalização das obras, com a missão de cobrar o cumprimento do cronograma de quatro meses estipulado para cada Areninha a partir da emissão da Ordem de Serviço.

As Areninhas têm gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação. Além delas, o Governo vai beneficiar 120 cidades com os Campinhos, estruturas de campo society em menores dimensões.

“O principal item a ser observado na execução da obra é com relação ao gramado sintético que será fornecido por empresa credenciada no padrão FIFA. O gramado deverá passar por ensaios técnicos e laboratoriais que comprovem sua qualidade e vida útil especificadas no edital de licitação”, completou o superintendente.

 

Ouça

O governador Camilo Santana fala sobre a importância do Programa de Areninhas para a Juventude do Ceará.