Governador acompanha prefeito em obras do IJF 2 em Fortaleza

4 de dezembro de 2017 # # # #

André Victor Rodrigues - Repórter
Marcos Studart - Fotógrafo

O Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza seguem firme no propósito de pactuações por mais investimentos em diversas áreas na Capital. Nesta segunda-feira (4), o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio visitaram as obras do segundo complexo do Instituto Doutor José Frota (IJF2). O equipamento público em construção recebe investimento de R$ 25,81 milhões do Estado – o custo total da obra é de R$ 74 milhões. A entrega da nova estrutura está prevista para 2018.

Camilo Santana destaca que mais de 85% da população do Ceará utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS). Dentro desta perspectiva, ele considera fundamental que o poder estadual apoie e intensifique as políticas para aprimoramento do serviço prestado nos hospitais de referência, como é o caso do IJF em Fortaleza.

“O IJF não é apenas um hospital de Fortaleza. É um hospital que atende todo o Ceará. É uma referência do Nordeste e, a partir da sua ampliação, será um hospital referência no Brasil. Apoiamos a iniciativa e continuaremos lançando ações de Saúde para Fortaleza, tudo para melhorar a qualidade de vida de quem vive na Capital”, afirma o governador.

O chefe do Executivo pontua ainda que o Estado tem se planejado em suas finanças para, em meio a um cenário de crise nacional, não deixar de crescer e oferecer mais estrutura nos equipamentos públicos, tanto na Capital quanto na construção de uma rede mais sólida de saúde pública no Interior.

“Isso demonstra a sintonia do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza com os desejos da população. Precisamos estar sintonizados com aquilo que a população mais demanda. E estamos aqui mostrando para o Brasil que, enquanto outros estados estão cortando investimentos, nós ampliamos os serviços e aumentando os investimentos para qualificar cada vez mais o atendimento à Saúde”, finaliza.

Em andamento

Roberto Cláudio acompanhou o governador Camilo Santana junto à equipe técnica responsável pela obra no IJF. O prefeito de Fortaleza reforça que todos os prazos da construção estão mantidos e são cumpridos etapa a etapa. Foram visitados os dois andares de subsolo e dois andares de enfermaria. Os quatro estão com funcionamento previsto, segundo Roberto Cláudio, no segundo semestre do próximo ano.

“Esses quatro andares estão previstos para abrir, junto com a praça da frente, em junho do próximo ano. Serão 120 leitos novos sendo abertos no meio do ano. O IJF2 representa um investimento importante de prefeitura e governo para um hospital que naturalmente, como hospital desse nível de excelência, atrai a atenção da população que demanda esse serviço. Também damos o suporte com a contratação de profissional, visto que recentemente empossamos mais de 100 médicos concursados. Vamos assegurar mais atendimento e investimentos para os fortalezenses”, garante o prefeito.

A visitação ao IJF2 envolveu mobilização de autoridades estaduais e municipais, contando com a presença de secretariado, deputados, vereadores, gestores públicos e lideranças políticas.

Sobre a obra

A ampliação do IJF atende uma demanda histórica da população e dos profissionais da Saúde, trazendo mais modernidade às instalações e mais segurança, conforto e agilidade aos usuários.

O IJF2 terá em sua estrutura 203 novos leitos hospitalares, nove salas de cirurgia, serviços de hemodinâmica e ressonância magnética nuclear (a primeira em hospital público municipal). A obra fica em área localizada em frente ao IJF e contempla o novo edifício, a urbanização do entorno e a interligação entre o novo hospital e o já existente.

A nova unidade possuirá 13.237m² de área construída, sendo interligada ao atual prédio do IJF por meio de passarelas. Isso permitirá o acréscimo na oferta de leitos de UTI em 91%. Em leitos pós-operatórios, o aumento será de 166%. Já as enfermarias serão reforçadas em 41% e as salas de cirurgia em 82%.

Com 80 anos de operação, atualmente, o IJF possui 461 leitos de internação, sendo 33 em unidades de tratamento intensivo (UTI), 11 salas cirúrgicas e centro de imagens com tomografia, radiografia e ultrassonografia funcionando em plantão 24 horas.

 

Ouça

O governador Camilo Santana destacou que Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza estão em sintonia em importantes investimentos para a população, entre eles, a saúde.

 

Camilo Santana destaca que mais de 85% da população do Ceará utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS). Dentro desta perspectiva, ele considera fundamental que o poder estadual apoie e intensifique as políticas para aprimoramento do serviço prestado nos hospitais de referência, como é o caso do IJF em Fortaleza.

O governador informou que o Estado vai lançar, em breve, um conjunto de parcerias entre Governo e Prefeitura de Fortaleza na área da saúde. Ele fala também sobre mais investimentos para 2018.

 

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, falou sobre o total de investimentos para garantir o funcionamento do IJF 2.