Governador nomeia 127 servidores da Uece e assina lei que destina recursos para Iprede e Apae

5 de dezembro de 2017 - 16:19 # # # #

Caio Faheina - Repórter
José Wagner - Fotógrafo

Além disso, Camilo Santana assinou lei que institui Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos servidores técnico-administrativos das fundações da Uece e das Universidades Regional do Cariri (Urca) e do Vale do Acaurú (UVA)

O governador Camilo Santana nomeou, nesta terça-feira (5), 127 servidores para cargos administrativos da Universidade Estadual do Ceará (Uece) – referente ao primeiro concurso da área na instituição, que está em funcionamento há mais de 40 anos. O anúncio foi feito durante bate papo ao vivo em sua página no Facebook. Na ocasião, o chefe do Executivo também sancionou lei que institui Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos servidores técnico-administrativos das fundações da Uece e das Universidades Regional do Cariri (Urca) e do Vale do Acaraú (UVA).

Na transmissão, Camilo Santana assinou, ainda, leis que beneficiam a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Fortaleza (Apae) e o Instituto da Primeira Infância (Iprede). As instituições receberão, cada, valor da ordem de R$ 100 mil para aplicação em ações de fortalecimento socioassistencial de pessoas atendidas pelas organizações, principalmente crianças e adolescentes. O Projeto de Lei (PL) foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará na última semana.

Os anúncios aconteceram horas antes de o governador embarcar para São Paulo, onde, nesta quarta-feira (6), se reunirá com a diretoria do Banco de Desenvolvimento da China (CBD) para tratar tratar da implantação da Refinaria do Ceará, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). “Vamos assinar um Memorando de Entendimento (MOU), onde o banco está disponibilizando a intenção de financiar o projeto da refinaria”, antecipou o chefe do Executivo. “Estou otimista. O Ceará tem dois grandes sonhos; um era siderúrgica, que está em funcionamento desde o ano passado, e, agora, a refinaria”, acrescentou o governador. Em setembro último, Camilo Santana se reuniu com a empresa chinesa que demonstrou interesse em viabilizar o empreendimento.

Gratificação para servidores e Areninha

Uma novidade também para servidores da Agência de defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). O governador Camilo Santana assinou, durante o bate-papo ao vivo, Mensagem que institui a gratificação para servidores que trabalham em condições especiais de risco de morte. O documento vai ser encaminhado para a aprovação do Parlamento cearense.

Além disso, o gestor anunciou mais uma Areninha, desta vez para o município de Viçosa do Ceará. A cidade é uma das 38 que receberão o equipamento esportivo. Ao todo, o Governo do Ceará já autorizou a construção de 20 Areninhas.

Ceará é destaque em políticas para infância

Durante a transmissão, o governador compartilhou a alegria em saber que o Ceará é destaque em políticas públicas efetivas para a infância. O Estado é analisado positivamente em matéria veiculada pela revista semanal Época. A matéria traz a experiência do programa Mais Infância Ceará, coordenado pela primeira-dama Onélia Santana. “Uma iniciativa pioneira no Ceará tenta tirar nosso atraso nessa área tão crucial para o desenvolvimento de um País”, reproduziu Camilo Santana segurando o exemplar. “Nenhum município deixará de ter um equipamento voltado para as crianças, seja uma brinquedopraça ou uma praça do Mais Infância”, garantiu o governador.

Perguntas e respostas

Questionado sobre as ações para a segurança hídrica no Estado, Camilo Santana antecipou que vai se reunir, também nesta quarta-feira (6), em Brasília, com o ministro da Integração, Helder Barbalho, para tratar do andamento das obras da Transposição do Rio São Francisco. “Estamos fazendo todo um esforço para garantir que não falte água para a população cearense. A construtora (da obra) não está em ritmo acelerado. O ministério quer rescindir o contrato e já chamar a segunda colocada para ver se a construção ganha ritmo”, respondeu Camilo Santana. “A obra é fundamental para a garantia hídrica do Ceará”, acrescentou.

A entrega de mais computadores do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) também foi assunto no bate-papo. “Estou atualizando a entrega de computadores. Entreguei, neste ano, 22 mil equipamentos referentes ao ano de 2014. E vou entregar ainda outros 22 mil até o fim de dezembro”, garantiu o governador.

Ceará de Ponta a Ponta e Raio

Camilo Santana também listou novas estradas que serão requalificadas por meio do programa Ceará de Ponta a Ponta. Entre as vias contempladas estão: duplicação da estrada entre Pacatuba e Redenção; requalificação das estradas que ligam os municípios Assaré/Altaneira, Miraíma/Amontada e Icapuí/Redonda, por exemplo.

O governador antecipou, ainda, as datas para a implantação Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) nos municípios de Crato e Acaraú. No primeiro, a ação está marcada para o próximo dia 23 ; no segundo, para o próximo dia 28.

Veja a transmissão completa

#CamiloResponde

Bate-papo ao vivo com a população

Publicado por Camilo Santana em Terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Leia também

Governador acompanha prefeito em obras do IJF 2 em Fortaleza

Governo do Ceará entrega Avenida do Contorno em Juazeiro do Norte e restauração de estrada que liga os municípios Potengi e Campos Sales

Governo do Ceará autoriza mais de R$ 121 milhões de investimentos em saúde e esporte em Limoeiro do Norte

Governo do Ceará beneficia mais de 4 mil pessoas com entrega de moradias no Crato

Governador destaca potencial econômico de São Gonçalo do Amarante durante entrega de Escola de Educação Profissional

Novos 1.372 homens e mulheres iniciam curso preparatório da Polícia Militar do Ceará