Semana de Arte Urbana de Fortaleza convida a olhar para a cidade revelada pela arte

5 de dezembro de 2017 # # # # #

Raphaelle Batista - Assessoria de comunicação do Porto Iracema das Artes

Evento acontece de 6 a 8 de dezembro e discute as variadas formas de intervenção da arte na cidade. Nomes como Nelson Brissac e Daniel Mittmann estarão nas palestras

A arte de rua não apenas intervém, mas cria uma cidade que não existe, dá movimento e espaço a lugares imaginários e possibilita mostrar que nem sempre há sobreposição entre mapas e territórios. A partir desse pensamento, a IV Semana de Arte Urbana (SAU) de Fortaleza nos convida a despertar novos olhares a partir das artes e paisagens urbanas. Em sua quarta edição, o evento acontece entre os dias 6 e 8 de dezembro, no Porto Iracema das Artes, e inclui debates e oficinas.

“Esta edição está mais ligada à relação entre arte e cidade. Intervenções urbanas que criam a ideia de participação, de movimento, que nos convocam a interagir com elas. É um convite a vermos a cidade como grande museu a céu aberto”, destaca Glória Diógenes, antropóloga e professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) que assina a curadoria do evento.

“Vamos abordar as variadas formas de intervenções urbanas, não somente da arte consagrada. É através destas intervenções que conhecemos a cidade onde moramos. Elas narram nossa história, expressam o acontecer da cidade”, ressalta a curadora. A programação contará com a presença de grandes profissionais, que vão discutir, entre outras coisas, a articulação entre paisagem e arte urbana.

A conferência de abertura do evento, no dia 06 de dezembro, será às 19h, com o filósofo Nelson Brissac. Ele trará suas reflexões a partir do tema “Ver do meio. Experiência e percepção na cidade contemporânea”. Já no dia 07, às 15h, a programação inicia com a mesa “Arte Urbana, Estética e Política”, que terá a professora e pesquisadora Deisimer Gorczevski , a artista Aline Albuquerque, Sabrina Araújo e o Bruno Spote do Servilost/ Titanzinho. À noite, a partir das 19h, a editora de fotografia do Jornal O POVO, Iana Soares, a artista visual e escritora Raisa Christina dividem a mesa “Cartografias de Afetos: Arte e Cidade”.

“Riscos, rasuras, grafias e nomes: quem assina a cidade?” é o tema da mesa que encerra a programação e terá como debatedores o pesquisador Daniel Mittimann, a coordenadora dos cursos de Artes Visuais do Porto Carolina Vieira e a professora da Unifor Alessandra Oliveira. O encontro ocorre às 19h. As mesas de abertura e encerramento serão no auditório do Porto Iracema e no dia 7 de dezembro, mesa da tarde na Sala B2 e da noite na sala A5.

Oficinas

Na programação formativa, o grupo Acidum ministrará uma oficina de Stencil. Gustavo Diógenes fará a oficina de Figura Urbana, enquanto Vitor Grilo ministrará a oficina Isso Não é Pixação: Diálogos entre Xarpi e Video Mapping. As três oficinas acontecerão no período da tarde, durante os três dias. São oficinas de 9 horas/aula (quarta , quinta e sexta, das 14h30 às 17h30. A participação nas oficinas é por ordem de chegada, portanto não abriremos inscrições prévias.

No dia 08, último da programação, o evento termina com uma festa de encerramento a partir das 20h30min. O som ficará por conta do DJ Alexandre Diógenes e serão projetadas fotos de Joyce S. Vidal, graduada em Cinema e fotógrafa do Porto Iracema das Artes.

A quarta edição do evento, assim como demais atividades do Porto Iracema, é gratuita e aberta ao público. Confira abaixo a programação completa do evento.

Sobre Nelson Brissac

Nelson Brissac Peixoto é filósofo, trabalhando com questões relativas à arte e ao urbanismo. Doutor em Filosofia pela Universidade de Paris I – Sorbonne, é professor do curso Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. Publicou, dentre outros livros, Paisagens Urbanas, Ed. Senac, 1996; Arte/Cidade – Intervenções Urbanas, Ed. Senac, 2002; Paisagens Críticas – Robert Smithson: arte, ciência e indústria, Ed. Senac / Educ, 2010; e Arte/Cidade Zona Leste, Ed Dardo, Espanha, 2011. Foi responsável pela organização e curadoria de Arte/Cidade (1994-2002). Atualmente desenvolve os projetos ZL Vórtice, na zona leste de São Paulo, e Arte/Cidade Linha Metálica.

PROGRAMAÇÃO IV SAU

Dia 06 de dezembro – 19h – Auditório

Palestra de abertura: Ver do meio. Experiência e percepção na cidade contemporânea – com Nelson Brissac Peixoto;

Dia 07 de dezembro – 15h – Sala B2

Arte Urbana, Estética e Política. (Mesa com Deisimer Gorczevski, Aline Albuquerque, Sabrina Araújo e Bruno Spote – Servilost/Titanzinho;

Dia 07 de dezembro – 19h – Sala A5

Cartografias de Afetos: Arte e Cidade. Iana Soares e Raisa Christina.

Dia 08 de dezembro – 19h Auditório

1. Riscos, rasuras, grafias e nomes: quem assina a cidade? (mesa com Daniel Mittimann, Carolina Vieira, Alessandra Oliveira)

Dia 08 de dezembro – 20h30 (Pátio do Porto Iracema das Artes)

Festa de encerramento com o DJ Alexandre Diógenes e projeções de fotos da Joyce S. Vidal

Oficinas

Serão três oficinas e, para cada uma, 15 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada.

Nos dias 6, 7 e 8/12, das 14h30 às 17h30, cada uma:

– Laboratório Acidum: Stencil Arte – com Acidum Project – Ateilê

– Figura urbana: pintura gestual e confecção de lambes – com Gustavo Diógenes – Sala A3

– Isso Não é Pixação: Diálogos entre Xarpi e Video Mapping – com Vitor Grilo – Sala A5

Dia 06/12:

– Laboratório Acidum: Stencil Arte – com Acidum Project – de 14h às 17h30 no Ateilê
– Figura urbana: pintura gestual e confecção de lambes – com Gustavo Diógenes – de 14h às 17h30 na Sala A3
– Isso Não é Pichação: Diálogos entre Xarpi e Video Mapping – com Vitor Grilo – de 14h às 17h30 na Sala A5

Dia 07/12:
– Laboratório Acidum: Stencil Arte – com Acidum Project – de 14h às 17h30 no Ateilê –
– Figura urbana: pintura gestual e confecção de lambes – com Gustavo Diógenes – de 14h às 17h30 na Sala A3
– Isso Não é Pichação: Diálogos entre Xarpi e Video Mapping – com Vitor Grilo – de 14h às 17h30 na Sala A5

Dia 08/12:
– Laboratório Acidum: Stencil Arte – com Acidum Project – de 14h às 17h30 no Ateilê
– Figura urbana: pintura gestual e confecção de lambes – com Gustavo Diógenes – de 14h às 17h30 na Sala A3
– Isso Não é Pichação: Diálogos entre Xarpi e Video Mapping – com Vitor Grilo – de 14h às 17h30 na Sala A5

GRATUITO

Serviço

O que: IV Semana de Arte Urbana de Fortaleza

Quando: De 06 a 08 de dezembro

Onde: Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

GRATUITO