Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho recebe 2ª edição da Feira do Fuxico do Dragão

7 de dezembro de 2017 - 16:39 # # #

Luar Maria Brandão Assessoria de Comunicação do Instituto Dragão do Mar

Feira de empreendedorismo reunirá cerca de 90 expositores e contará com oficina de bordado e espaço gastronômico

Um dos equipamentos administrados pelo Instituto Dragão do Mar, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – EAOTPS recebe mais uma edição da Feira do Fuxico nesta sexta-feira (8), a partir da 16h. Numa parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Escola realiza a segunda edição, com cerca de 90 expositores, entre alunos e ex-alunos dos cursos do programa de formação da escola.

Segundo Marley Uchoa, coordenadora geral da EAOTPS, a feira apresenta um panorama das produções feitas a partir dos cursos ministrados na escola e valoriza o artesanato produzido por alunos e ex-alunos. Participam como expositores alunos que estão com cursos em andamento ou que já concluíram formação nos cursos de bordado, cerâmica, couro, madeira, gravura voltada para estamparia, papel e metal, além de artesãos convidados. Ainda segundo ela, é também uma oportunidade de projetar esses artesãos no mercado de trabalho, promovendo a geração de renda para esses aprendizes.

“Com essa iniciativa, queremos estimular o empreendedorismo nos alunos, capacitando-os para a comercialização dos produtos fabricados por eles próprios. É também uma forma de ampliar as relações e os vínculos com a comunidade, na medida em que convidamos o público em geral a entrar nessa casa histórica para conhecer o trabalho realizado aqui, e que isso possa despertar o interesse dessas pessoas em participar também dos nossos cursos, que são todos gratuitos”, afirma Marley.

A programação inclui ainda uma Roda de Bordado, que precede o início da Feira do Fuxico. A partir das 15h, o grupo Entrelaçadas apresenta o Bordado “Revoada”, oficina aberta ao público, ministrada pelas facilitadoras Lúcia Ferreira e Iara Reis, com objetivo de reunir talentos através da roda de bordado, observando estilo e a criatividade dos participantes, tendo como pano de fundo o desenho da Escola. A participação será sujeita a inscrição, feita por ordem de chegada, até 11h, do dia 8 de dezembro, na sede da Escola.

A Escola

A Escola de Artes e Ofícios é um dos equipamentos geridos pelo Instituto Dragão do Mar. Tem como missão realizar atividades de capacitação profissional em restauração e conservação do patrimônio cultural material, bem como de valorização e recuperação do patrimônio cultural imaterial do Estado do Ceará, ressaltando sua importância e relevo histórico e cultural.

SERVIÇO

2ª Feira do Fuxico na EAOTPS
Quando: dia 8 de dezembro de 2017
Horário: das 16h às 20h
Local: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (Av. Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga)
Acesso gratuito
Mais informações: (85) 3238.1244

Contatos para entrevista:
Iara Reis – Coordenadora da Feira – (85) 9969-9683
Marley – Uchoa – Coordenadora Geral da EAOTPS (85) 99723-9443