Hospital Waldemar Alcântara realiza encontro para cuidadores

7 de dezembro de 2017 - 15:16 # #

Lusiana Freire - Assessoria de Comunicação do Hospital Geral Waldemar Alcântara

 

Nesta sexta-feira, 8, o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da rede pública do Governo do Ceará, por meio do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), realizará o XII Encontro Anual de Cuidadores. Familiares e responsáveis pelo cuidado dos pacientes que são acompanhados pela equipe multiprofissional do serviço participarão do encontro que ocorrerá na Casa José de Alencar, a partir de 14 horas. O objetivo é promover um momento de integração e lazer entre os cuidadores.

Psicóloga do SAD, Renata Mesquita explica que o encontro chamará o cuidador a refletir sobre a importância de cuidar de si. “Percebemos nas visitas domiciliares que o cuidador é muito sobrecarregado, por causa das tantas atribuições nos cuidados com os pacientes. É uma atividade que causa muito estresse”, pontua. Segundo Renata, cerca de 200 cuidadores, acompanhados por familiares e pacientes, deverão participar da vivência. “Fizemos a programação toda voltada para os cuidadores, para que possam relaxar, se divertir e ter um momento exclusivo para eles”, fala.

No XII Encontro Anual de Cuidadores, haverá apresentação cultural; prática de reiki, uma técnica japonesa para redução do estresse e relaxamento; massagem; aula de zumba, entre outras atividades. Mensalmente, os familiares e responsáveis participam de reuniões mensais com o SAD, onde eles recebem orientações e também são trabalhadas a autonomia e o protagonismo no cuidado do paciente em casa.

 

Serviço de Atendimento Domiciliar

Criado em 2003, o serviço faz a desospitalização de pessoas com doenças crônico-degenerativas. A reintegração domiciliar do paciente melhora a qualidade da assistência e reduz o número de reinternações, como também garante o cuidado especializado e humanizado e a otimização dos recursos disponíveis.

De janeiro a novembro deste ano, o SAD atendeu, em média, 196 pacientes em casa.
Para ser incluído no SAD, o paciente deve estar internado, possuir domicílio em Fortaleza, ter a presença de um familiar ou cuidador responsável. O programa é dividido em três núcleos de assistência: Programa de Assistência Domiciliar (PAD adulto), Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar (PAVD adulto) e o Programa de Assistência Domiciliar Pediátrico (PAD pediátrico).

Serviço

XII Encontro de Cuidadores do HGWA
Dia: 8 de dezembro de 2017
Hora: a partir das 14 horas
Local: Casa José de Alencar – Av. Washington Soares, 6055, Messejana