Museu do Ceará e Museu Sacro São José do Ribamar terão programação comemorativa em 2018

7 de dezembro de 2017 - 16:42 # # #

Ivna Girão - Assessoria de Comunicação da Secult

O Museu do Ceará e o Museu Sacro São José do Ribamar terão nova programação, com a aprovação da Mensagem enviada pelo Governo do Ceará à Assembleia Legislativa do Estado, que autoriza transferência de recursos no valor de R$ 300 mil para a Associação dos Amigos do Museu do Ceará. A Associação executará, junto à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), as ações e atividades previstas para os equipamentos culturais.

A instituição foi selecionada por meio do Edital de Apoio à Programação Cultural do Museu do Ceará e Museu Sacro São José de Ribamar 2017, aberto pela Secult, tendo a finalidade de dinamizar e qualificar o funcionamento e a programação dos referidos museus junto a pesquisadores, artistas, grupos e organizações acadêmicas e culturais do Estado.

O edital é fundamentado no Plano Estadual de Cultura, sendo uma ação de promoção e democratização do acesso a bens e serviços culturais que se insere na política de fortalecimento da rede de equipamentos da Secretaria da Cultura.

A proposta de programação cultural selecionada via edital irá compor as atividades comemorativas aos 85 anos do Museu do Ceará e aos 50 anos do Museu Sacro São José de Ribamar. A programação para os museus contempla atividades de fomento à dinâmica de pesquisa, criação, produção, difusão, formação e fruição do Patrimônio Cultural cearense salvaguardado pelos acervos dos equipamentos.