Ocara: Assentamento Antônio Conselheiro recebe Escola de Ensino Médio nesta quinta-feira (7)

7 de dezembro de 2017 - 11:13 # # #

Os moradores do Assentamento Antônio Conselheiro, em Ocara, passam a contar com a Escola de Ensino Médio Francisca Pinto dos Santos que vai contribuir para a melhoria da aprendizagem dos jovens com uma metodologia diferenciada. A solenidade de inauguração será nesta quinta-feira, dia 7, às 16 horas, com a presença do governador Camilo Santana. O secretário Idilvan Alencar também participa do evento. O novo espaço contou com investimento total de R$ 4,6 milhões, oriundo dos Governos Estadual e Federal, para a construção, mobiliário e equipamentos.

Composta de seis salas de aula, a nova unidade tem capacidade para atender até 270 alunos em cada turno (manhã e tarde). A estrutura oferece biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática) e quadra poliesportiva. A obra foi acompanhada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

Os jovens que residem no assentamento terão acesso a componentes curriculares que tratam diretamente da realidade do território. São três disciplinas específicas a mais, em relação às escolas regulares convencionais, que acrescentam 8 horas/aula na carga horária semanal. Com isso, em dois dias na semana, os jovens ficam na escola em tempo integral. Práticas Sociais Comunitárias; Projeto, Estudo e Pesquisas; e Organização do Trabalho e Técnicas Produtivas, ministrada por um agrônomo, são as disciplinas extras. Ao todo, 27 comunidades serão atendidas pela Escola de Ensino Médio Francisca Pinto dos Santos.

Com a nova unidade de ensino, o Ceará passa a contar com oito escolas em funcionamento em assentamentos rurais localizados em Canindé, Itapipoca, Itarema, Jaguaretama, Madalena, Monsenhor Tabosa e Santana do Acaraú. Esse atendimento chega a cerca de 1.800 alunos. Mais quatro escolas estão em construção: duas em Canindé – em Logradouro e Conceição Salitre; uma em Quixeramobim, em Nova Canaã; e outra no município de Mombaça, em Salão.

A unidade de ensino faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 8, sediada em Baturité e dirigida pela professora Dóris Leão. A rede estadual na região conta com 24 escolas, sendo 03 de Educação Profissional, 01 Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), 01 Escola do Campo, 1 Escola de Ensino Médio em Tempo Integral, 01 Indígena e 17 Regulares (16 de Ensino Médio e 01 de Ensino Fundamental e Médio).

Serviço

INAUGURAÇÃO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO FRANCISCA PINTO DOS SANTOS
Data: 07/12/2017
Hora: 16 horas
Local: Assentamento Antônio Conselheiro, s/n, Ocara