Cultura: Casa de Saberes Cego Aderaldo será inaugurada em Quixadá neste sábado (9)

8 de dezembro de 2017 - 15:58 # # # # #

A Casa de Saberes Cego Aderaldo, situada em Quixadá, é o segundo equipamento cultural do Estado inaugurado no Interior. A solenidade de abertura conta com apresentações do reisado de caretas Boi Coração e do violeiro Guilherme Calixto e acontece neste sábado (9), a partir das 18h30. O evento vai contar com a presença do governador Camilo Santana e do secretário da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba.

Construída coletivamente, dialogando com os diversos agentes, segmentos, setores, instituições da região do Sertão Central, a Casa de Saberes Cego Aderaldo possibilitará fomentar a pesquisa, a formação, a difusão e a fruição das expressões culturais dos diversos territórios culturais, permitindo a experimentação do público no processo de produção do conhecimento em arte, cultura e tradição, através das múltiplas linguagens, e promoverá a investigação de temáticas presentes na região.

O novo equipamento da Secult abrigará salas expositivas, espaços administrativos e formativos; biblioteca; auditório, espaços de convivência, multiuso e espaço gastronômico. Com programação cultural mensal e exposições fixas, a Casa sediará formações, festivais, oficinas, seminários, sendo também um espaço para o fortalecimento e difusão da cultura popular, e atua em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Feclesc – Uece, a Fundação de Quixadá – Prefeitura Municipal de Quixadá e a Prefeitura de Senador Pompeu.

Programação de abertura

No dia da inauguração, a Secult promove, às 16h, uma roda de conversa com agentes culturais locais para apresentar as políticas culturais que vêm sendo desenvolvidas no Estado. A atividade tem como objetivo manter o diálogo e a aproximação com os municípios do Interior.

Logo depois, às 18h30, acontece a solenidade de abertura, com momento de apresentações culturais e homenagens. O reisado de caretas Boi Coração e o violeiro Guilherme Calixto participam do momento comemorativo. Na ocasião, a Casa de Saberes Cego Aderaldo irá homenagear a dona Nair Aderaldo, nora do Cego Aderaldo, o historiador João Eudes Cavalcante, e o violeiro Guilherme Calixto, pela preservação da memória sobre Cego Aderaldo.

Serviço:
Inauguração da Casa de Saberes Cego Aderaldo
Data: 09/12/17, sábado
Horário: 16h
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo (R. Pascoal Crispino, 167 – Centro, Quixadá)