Banco KFW ministra oficinas na SCidades sobre programa Águas do Sertão na Cidades

11 de dezembro de 2017 - 14:32 # # #

Karla Camila - Ascom / SCidades

O programa vai beneficiar cerca de 200 mil pessoas e tem previsão de implantação em 2018

A Secretaria das Cidades recebe, de 11 a 13 de dezembro, consultores do Banco KFW para ministrar oficina sobre a implantação do programa Águas do Sertão. Na oportunidade, vão ser definidos os processos para iniciar o programa e as funções da SCidades, do Sistema de Saneamento Rural (Sisar) e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), que também estão presentes no encontro.

O Águas do Sertão será realizado por meio de empréstimo de 60 milhões de Euros do banco KFW, sendo 10 milhões de contrapartida do Estado, por intermédio da Secretaria das Cidades e tem como objetivo instalar sistemas de abastecimentos de água em comunidades rurais, além de reabilitar e melhorar o funcionamento de sistemas de esgotamento sanitários já existentes. O programa vai beneficiar cerca de 200 mil pessoas e tem previsão de implantação em 2018.

Dentre as pautas técnicas discutidas nas oficinas estão a atualização dos projetos já em carteira; visitas em campo; relatórios de visita; elaboração dos novos projetos; análise e aprovação dos projetos elaborados; desapropriações; outorgas; licenciamentos; arcabouços jurídicos; licitação; trabalhos sociais; fiscalizações; medições; pagamentos; entrega da obra; filiação ao Sisar

O secretário das Cidades, Jesualdo Farias explica a importância do projeto “O Águas do Sertão não vai resolver todos os problemas, mas com certeza vai possibilitar um grande avanço na questão do saneamento rural no Estado”, afirma.