Livro Ceará Mares do Atum será lançado nesta terça-feira (12)

11 de dezembro de 2017 - 11:52 # # # #

Julyana Silveira - Ascom/Seapa

O Governo do Ceará, através da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), lança na próxima terça-feira (12), o livro Ceará Mares do Atum, às 17h30, na Faculdade de Gastronomia da Unichristus, A publicação traz as receitas dos pratos que foram apresentados por renomados chefes de cozinha no Ceará durante o I Festival Ceará Mares do Atum. A produção do livro conta participação do Sebrae, Sindifrio e apoio da Associação dos Chefes de Cozinha do Ceará (ACC). O secretário Euvaldo Bringel estará presente no lançamento. “Essa iniciativa assim como a realização do Festival, em outubro, é com o objetivo de transformar o atum em prato nobre, como já acontece no mundo inteiro, e típico do Ceará. O lançamento do livro será mais um incentivo que o cearense consuma e ofereça esse pescado em sua mesa”, destacou o gestor.

Antes do lançamento, acontece o Worshop Ceará Mares do Atum, que se inicia às 13 horas, e reunirá todos os envolvidos no setor, pescadores, armadores de pesca, representantes daindústria, donos e chefes de restaurantes. A abertura será comanda pelo gestor da Seapa, seguida da palestra do engenheiro de Pesca e Mestre em Tecnologia de Alimentos, Antônio Diogo Lustosa. Os benefícios do consumo de atum na saúde humana também será discutido durante o encontro pela nutricionista Andressa Fontes. Duas oficinas também fazem parte da programação do Workshop: Oficina de Atum, com o armador de pesca de Itarema, Miguel Kikuchi; e a oficina de Gastronomia com os chefes Charton e Raul Ortsac. Ambos vão preparar as receitas Trouxinha de Atum e Pérolas de Atum, criadas especialmente para o Festival e que estão publicadas no livro.

Projeto Ceará Mares do Atum

O lançamento do livro é parte de um pacote de ações do Projeto Ceará Mares do Atum, que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Ceará, através da Seapa, que visa desenvolver a pesca do atum no Ceará. Ações de licenciamento e certificações da frota; realização de cursos técnicos que visam capacitar as equipes de pesca; adequação de infraestrutura para recepção, beneficiamento e comercialização do pescado e divulgação do atum como um produto de qualidade e alta rentabilidade fazem parte do Projeto que está sendo um estímulo à expansão e atração de novas indústrias.

 

Serviço

Lançamento e WorkShop Ceará Mares do Atum
Data: 12.12
Horário: A partir das 13 horas
Local: Faculdade de Gastronomia – Unichristus (Rua Vereador Paulo Mamede, 101 – Cocó)