Funcionalidades do Sistema de Relacionamento com o Cidadão são apresentadas durante reunião na SDA

12 de dezembro de 2017

Assessoria de Comunicação da CGE - (85) 3101.3474

O novo sistema tem como previsão de lançamento março de 2018

Foi realizada nesta terça-feira (12) a 6ª Reunião da Rede de Fomento ao Controle Social do Estado. Promovida pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), a reunião teve como um de seus principais objetivos apresentar as funcionalidades do novo Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão, relacionadas ao Sistema de Ouvidoria e de Acesso à Informação do Estado. A plataforma tem como previsão de entrega março de 2018.

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“Ao longo deste ano, a CGE vem trabalhando para implantar o Programa de Integridade do Poder Executivo Estadual, que visa reunir mecanismos de controle para fortalecer a administração pública. Um desses mecanismos é o novo Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão, que reunirá os atuais Sistemas de Ouvidoria, Acesso à Informação e Transparência em uma única plataforma, mais acessível e responsiva”, destacou o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá.

Dentre as novas funcionalidade do sistema, que está sendo desenvolvido pela CGE e pela empresa Caiena Tecnologia e Design, estão a criação de perfis dos usuários, que permitirá ao cidadão o acompanhamento de todas as suas manifestações; a busca textual, que possibilitará o rastreamento de manifestações através de palavras-chave; a reabertura de recursos ligados ao Sistema de Acesso à Informação; e a adaptação da interface do novo sistema aos dispositivos móveis utilizados pelo cidadão.

Capacitação

Ainda durante a reunião, o coordenador de Fomento ao Controle Social, Ítalo Brígido, apresentou um resumo da participação de membros da Rede de Ouvidoria do Estado em eventos nacionais voltados para aprimoramento da atividade de controle social.

“Durante o último mês, a CGE, junto com representantes da STDS, Ceasa, Cagece, Seduc e AESP, participou da Reunião Nacional de Ouvidorias, do Congresso Brasileiro de Ouvidoria, promovido pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), e da Semana de Ouvidoria realizada pela Ouvidoria Geral da União (OGU). Nossa participação nesses eventos tiveram como foco o fortalecimento das atividades da Rede de Fomento ao Controle Social”, destacou.

Boas práticas

Realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), a reunião contou ainda com a apresentação de boas práticas de Ouvidoria desenvolvidas pela setorial do órgão. Na ocasião, o ouvidor substituto da setorial, Francisco Antônio Campo, apresentou as ações desenvolvidas pela Ouvidoria do órgão na mediação de conflitos junto aos agricultores.

Além de membros da Rede de Fomento ao Controle Social do Estado, estiveram presentes o Presidente da Ematerce, Antônio Amorim, o Procurador Jurídico da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Gustavo Vicentino, e o Assessor da SDA, Raimundo Lopes.