Sobrado Dr. José Lourenço receberá nova programação artística

12 de dezembro de 2017 - 17:04 # # #

Ivna Girão - Ascom / Secult

Liberação de recursos foi aprovada nesta terça-feira (12) pelos deputados estaduais

O Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), que abriga diversas linguagens artísticas no Centro de Fortaleza, terá nova programação, com a aprovação da Mensagem enviada pelo Governo do Ceará à Assembleia Legislativa do Estado autorizando transferência de recursos no valor de R$150 mil para o Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente. O Instituto executará, junto à Secult, no período de seis meses, as ações e atividades prevista para o equipamento.

Selecionado por meio do Edital de Programação Artística e Cultural do Museu de Arte Sobrado Dr. José Lourenço, o Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente apresentou uma proposta de programação para o Sobrado, que deverá ser executada de forma compartilhada com a coordenação do espaço.

O Edital de Programação Artística e Cultural do Sobrado Dr. José Lourenço é mais um dos processos seletivos lançados pela Secult para incentivar a participação da sociedade na elaboração da programação dos equipamentos culturais do Governo do Ceará, democratizando cada vez mais o acesso a esses espaços e buscando uma pluralidade de propostas, de diversas linguagens, estéticas e contextos.

O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, destaca a importância da ocupação compartilhada, como uma das possibilidades de gestão dos equipamentos culturais da Secult. “A Secretaria vem debatendo diferentes modos de pensar e realizar a gestão dos equipamentos. O Teatro Carlos Câmara já vem tendo experiências importantes, com a presença de grupos selecionados via edital para esse ‘pensar junto’ e esse ‘fazer junto’. Agora essa experiência chega ao Sobrado Dr. José Lourenço, abrindo novas possibilidades para esse espaço tão importante”, ressalta o secretário.