Famílias de doadores de córnea são homenageados no HGF

13 de dezembro de 2017 - 16:27 # # #

Débora Morais - Assessoria de Comunicação do HGF

 

“Esse é um momento de nós agradecermos aos doadores de córnea e a todos os seus familiares por esse grande gesto de solidariedade, de amor ao próximo e de cidadania. Através desse gesto tão genuíno, vocês deram oportunidade às pessoas que estavam com dificuldade de enxergar, a voltarem a ter luz no seu caminho”, disse a coordenadora da Central de Transplantes da Secretaria da Saúde do Ceará, Eliana Barbosa, durante abertura da programação em alusão ao Dia Nacional do Doador de Córneas, comemorado nesta quarta-feira, dia 13 de dezembro, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Ceará.

O evento é realizado anualmente pelo Banco de Olhos do HGF, em reconhecimento à importância da doação e para agradecer às famílias doadoras. Os participantes foram surpreendidos com apresentações culturais e uma homenagem do Corpo de Bombeiros: ao som da trombeta, houve um minuto de silêncio aos doadores.

O neto da aposentada Maria de Fátima de 69 anos, foi uma das pessoas que se apresentaram no evento e prestou uma homenagem musical ao pai, que foi doador de córnea, e a outras famílias presentes. A aposentada perdeu três filhos e todos tinham o desejo de doar. “Apesar da tristeza e da dor, a gente nunca esquece. Toda a minha família é doadora de órgãos e tecidos e esses meus filhos também eram. O que me conforta é saber que alguém está vivendo graças a gente, a essa atitude que tomamos”, declarou.

Outra pessoa que também estava presente no evento era a aposentada Ozelina Maciel de 64 anos. Ela é acompanhada pela equipe do HGF. Devido ao ceratocone, um tipo de distúrbio contínuo e progressivo na córnea, dona Ozelina operou um olho, no ano passado, e há três meses realizou a cirurgia do outro. “Eu andava muito ruim da visão por conta do meu problema e só a cirurgia resolveu. Cheguei até a levar uma queda por conta disso, mas depois das cirurgias, eu melhorei 90%”, explica.

Banco de Olhos

O Banco de Olhos do HGF funciona de acordo com as normas do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, garantindo os padrões técnicos e de qualidade que a complexidade dos procedimentos requer. Até novembro deste ano, o Banco de Olhos do HGF captou 322 doações de córneas e deu suporte para 404 transplantes, sendo 19 realizados no próprio hospital. De 2006 até dezembro de 2016, foram realizados 6.598 transplantes de córneas e 5.082 doações no Hospital Geral de Fortaleza.