Sobral recebe o primeiro Território do Pacto por um Ceará Pacífico no Interior

16 de dezembro de 2017 # # # #

Lúcio Filho - Gestor de Rádio
Marcos Studart - Fotos

Depois de instalado nas regiões do Grande Vicente Pinzon e Grande Bom Jardim, o município da Zona Norte recebe investimentos em segurança e em ações sociais previstas no Pacto por um Ceará Pacífico

O Pacto por um Ceará Pacífico chegou a Sobral a partir deste sábado (16). A principal cidade da Região Norte cearense é a primeira do Interior a receber o pacote de investimentos em segurança e ações sociais que marca os territórios do Pacto, em parceria do Governo do Ceará e Prefeitura de Sobral. O anúncio oficial foi feito pelo governador Camilo Santana.

Além do reforço policial foram liberados investimentos em infraestrutura urbana, como a pavimentação de ruas e avenidas, urbanização de espaços públicos e a construção de uma areninha para Sobral. Ações que fazem parte do Pacto por um Ceará Pacífico. “São mais de R$ 57 milhões para diversas áreas, esperamos a parceria com o município para implantação dessas ações que são importantes para garantir tranquilidade e oportunidade para a população”, afirmou o governador Camilo Santana.

O Território do Ceará Pacífico vai focar em três áreas: Vila União, Terrenos Novos e Nova Caiçara. Nestas regiões, o Governo do Ceará e a Prefeitura de Sobral investem em ações sociais com enfoque especial na redução da violência, e em parceria com a comunidade, através da realização de seminários territoriais.

Em paralelo, a região recebeu uma Unidade Integrada de Segurança (Uniseg), com reforço de policiamento ostensivo e comunitário e melhorias estruturais e nas ações da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense. Serão 37 bairros contemplados. Antes, o policiamento sobralense contemplava toda a cidade, os distritos e ainda nove outros municípios.

Centralizado na 1ª Companhia da Polícia Militar do 3º BPM, o efetivo foi ampliado, passando de 54 policiais para 242, com foco no policiamento comunitário. O número de viaturas da PM subiu de três para 10. A região agora conta, também, com uma Base Móvel de Policiamento Comunitário e 10 motos. A Base Móvel fica em pontos estratégicos e é dotada de tecnologia para que vítimas possam registrar boletins de ocorrência. Todo o novo efetivo foi apresentado à população de Sobral durante o evento.

O prefeito Ivo Gomes agradeceu ao governador Camilo Santana e ã vice-governadora Izolda Cela, coordenadora do Pacto por um Ceará Pacífico, pelo empenho em levar as ações para Sobral. “A presença dos novos policiais militares circulando pelas ruas já nos passa uma sensação de segurança diferente. Agora não nos enganemos, não adianta usar só a Polícia para combater a violência, cada um de nós tem sua parcela de responsabilidade. Nós precisamos compartilhar bons valores como amor, justiça e solidariedade”, afirmou

“Com uma equipe maior da Polícia Militar vamos fazer um trabalho mais qualificado, visitando escolas, residências e o comércio e ouvindo a população”, afirmou o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa.

A delegacia que cobre a área funciona 24 horas. São nove delegados, 19 escrivães e 24 inspetores. “Aumentamos o efetivo da Polícia Civil para permitir que haja mais investigações e o trabalho de inteligência seja intensificado. Nosso objetivo é trazer a polícia para mais perto da população”, completou o secretário.

O Corpo de Bombeiros vai intensificar as ações sociais da corporação na região (Saúde, Bombeiro e Sociedade; Jovem Bombeiro de Valor, Programa Educacional de Resistência às Drogas e á Violência – Proerd; e Lutando pela Paz); e a Perícia Forense realizará capacitação com os agentes de segurança da Uniseg para atualizar procedimentos em casos de isolamento de locais de crimes.

Em seu discurso, o governador Camilo Santana reforçou a necessidade de uma política nacional de segurança pública para a União dar suporte aos Estados e municípios no combate à violência. “Nós temos metas definidas, orçamento e planejamento para o Pacto por um Ceará Pacífico. É necessário um pacto nacional, porque somente os estados não têm como combater sozinhos a violência”, declarou.

Na ocasião, a vice-governadora Izolda Cela instalou o Comitê Municipal do Pacto por um Ceará Pacífico em Sobral. Participam do colegiado representantes da Prefeitura de Sobral, do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e da sociedade sobralense.

Outros Territórios e Unisegs

Fortaleza possui dois Territórios do Pacto por um Ceará Pacífico – no Grande Vicente Pinzon e Grande Bom Jardim, lançado no último sábado (9); além de quatro Unisegs, sediadas no Vicente Pinzon, Meireles, Conjunto Ceará e Bom Jardim, abrangendo os respectivos bairros vizinhos.

O próximo território do Pacto por um Ceará Pacífico vai ser implantado em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri. “São duas cidades polo onde vão funcionar as Uniseg’s, mas que terão a responsabilidade de articular ações de uma cultura de paz com as diversas entidades que assinam o Pacto por um Ceará Pacífico”, afirmou a vice-governadora Izolda Cela.

Para a servidora pública Toinha Nogueira, o momento “representa o compromisso do Governo com a segurança. Temos que agradecer e valorizar o trabalho dos policiais”, afirmou.

Já o comerciante Elias Matos dos Santos destacou que a chegada nos novos policiais aumenta a confiança dele no trabalho dos gestores públicos. “Quanto mais segurança melhor, mais policiais fazem com que as pessoas sintam-se mais seguras, nós precisamos confiar no Governo porque temos retorno de importantes ações em benefício da população”.

Compareceram ao evento o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Washington Luiz Bezerra de Araújo, o procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, a defensora-pública geral do Ceará, Mariana Lobo, os deputados federais Odorico Monteiro e Leônidas Cristino, o deputado estadual Ferreira Aragão, a vice-prefeita de Sobral, Cristiane Coelho, além de vereadores do município, prefeitos de toda a Zona Norte e lideranças políticas.

 

 

 

Ouça

O governador Camilo Santana destacou as ações e melhorias que o Governo do Ceará e a Prefeitura de Sobral vão fazer para melhorar a segurança na cidade.

 

 

A vice-governadora Izolda Cela instalou o Comitê Municipal do Pacto por um Ceará Pacífico em Sobral. Participam do colegiado representantes da Prefeitura de Sobral, do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e da sociedade sobralense.