Hospital de Saúde Mental realiza exposição artística de pacientes

19 de dezembro de 2017 - 11:18 # # #

Milena Fernandes - Assessoria de Comunicação do Hospital de Saúde Mental

Exposição de linguagens artísticas, pintura, teatro, dança e música se misturam para dar visibilidade à humanização do trabalho realizado junto aos pacientes atendidos pelo Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Ceará. A programação faz parte da Mostra Cultural e Artística, que será realizada no dia 20 de dezembro, das 14h30 às 16 horas, no Hospital Dia – Lugar de Vida, instalado dentro do HSM.

A realização do evento surgiu a partir do deslumbre da diretora geral do HSM, Magaly Ferreira Mendes, ao se deparar com as novas pinturas expostas no Centro de Terapia Ocupacional e Fisioterapia – CATOF, sendo projeto acolhido e coordenado pelo Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa – CEAP, pensado para reconhecer o potencial artístico tão presente em cada setor do hospital. Um verdadeiro espaço vivo, onde permeiam diversas linguagens. A psicóloga e coordenadora do Serviço de Psicologia do HSM, Carla Lima, explica que o grande desafio é caminhar entre a lucidez e a obscuridade. “No campo da arte é possível dar sentido ao que muitos pacientes não conseguem expressar por meio de palavras. E nesse caminhar da expressividade decidimos dar luz aos talentos que são descobertos aqui no nosso espaço de cuidado”, ressalta.

Recentemente, as paredes da Unidade 1 e do Hospital Dia – Lugar de Vida ganharam cores com o trabalho artístico-terapêutico coordenado pela psicóloga Ré Moura e pela terapeuta ocupacional Fátima Araújo junto aos pacientes e profissionais. O serviço de Terapia Ocupacional do HSM também vem estimulando o uso de pincéis, tintas e telas como forma de tratamento. “Nessa efervescência de expressões, tivemos a ideia de criar essa mostra de arte no sentido de inaugurar um espaço que deverá ter continuidade nos próximos anos, com a exposição de trabalhos artísticos não só dos pacientes, mas também dos funcionários. Essa iniciativa vem para valorizar as vias de saída e elaboração das questões psíquicas que enfrentamos, uma saída inusitada e criativa que somente a arte pode proporcionar”, declara Magaly.

As pinturas que estarão expostas revelam o olhar de pacientes e ex-pacientes com transtornos mentais ou dependência química. Cada quadro possui um diferencial, alguns com cores mais escuras, sombrias e outros com cores vibrantes, mais sólidos e organizados, demonstrando diversos sentimentos e pensamentos. “É um meio de impressão e expressão do campo interno para o externo. Selecionamos produções que já tínhamos em nosso acervo e convidamos talentos em outras linguagens a se fazerem presentes. É um resgate desse trabalho tão importante e eficiente realizado no HSM”, reforça Carla Lima.

Neste encontro lúdico, talentos e linguagens artísticas serão identificados. Através da exposição, da música, da arte e da dança será possível reconhecer a evolução do tratamento e a valorização do cuidado terapêutico com a utilização da arte.

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto é referência para o atendimento em Psiquiatria no Estado do Ceará. Atualmente, o hospital conta com 422 funcionários. Em média, mais de 3 mil pacientes são atendidos por mês no HSM.

Programação

14h30min – Solenidade de abertura da exposição
– Visitação pública aos quadros pintados e produções plásticas dos pacientes

14h50min – Acolhida, com a diretora geral Magaly Mendes

Apresentações artísticas

15h – Apresentação musical
Com os pacientes em acompanhamento no HD e a psicóloga e musicoterapeuta Ré Moura

15h20min – Grupo Terapêutico de Teatro Estrelas do Sertão apresentando a peça: “O Drama de uma Rosa”.
Criado desde 2007, o grupo é formado pelos pacientes em acompanhamento no Hospital Dia – Lugar de Vida.

15h55min – Apresentação de dança flamenca
Sevillanas e Paso Doble, com psiquiatra Henrique Luz, que faz parte do grupo de dança Al-Andaluz.

16h – Solo de balé clássico
Com a dançarina Alícia Fernandes, que faz parte da escola de Balé da UFC.

Serviço

Mostra Cultural e Artística (exposição de pinturas, dança, teatro e música)
Data: 20 de dezembro de 2017
Horário: 14h30 às 16 horas
Local: Hospital de Saúde Mental de Messejana (Hospital Dia – Lugar de Vida) – Rua Vicente Nobre de Macedo, S/N, Messejana