Presépio Vivo leva emoção aos corredores do Hospital de Saúde Mental

21 de dezembro de 2017 - 17:24 # # #

Milena Fernandes - Assessoria de Comunicação do Hospital de Saúde Mental

 

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Ceará, realizou nesta quinta-feira, 21 de dezembro, a apresentação de um Presépio Vivo, formado por cerca de 20 pacientes internados. Ao som de músicas natalinas, o Presépio Vivo percorreu diversos setores do hospital e foi bastante aplaudido. Com túnicas coloridas, os pacientes representaram Maria, José, o menino Jesus, os reis magos, os anjos e os animais que ficavam perto da manjedoura.

O ensaio do presépio vivo teve o apoio do pedagogo José Gomes, que é voluntário no Hospital de Saúde Mental. “Eu comecei aqui com um trabalho de fantoches, depois montamos uma peça de teatro infantil “Chapeuzinho Vermelho” e, neste final de ano, nos inspiramos no Natal e criamos o Presépio Vivo. Eu me sinto realizado porque a resposta deles é muito positiva, eles adoram participar”, revela.

A paciente C. Souza, 26 anos, internada há dois meses, fez o papel de Maria. Ela está se recuperando bem e já faz planos para o futuro. “Tive muitas oportunidades de realizar trabalhos artísticos aqui e quero me especializar nessa área. Desejo trabalhar com artes, música e teatro”, conta.

Com a realização deste auto de Natal, muitos pacientes e funcionários se emocionaram. A coordenadora do Serviço de Terapia Ocupacional do HSM, Gabriela Garcia, explica que a ideia é oportunizar essa vivência. “É um momento muito gratificante para todos nós, pois estamos proporcionando esse encontro com o verdadeiro significado do Natal. Muitos dos nossos pacientes são excluídos desses momentos em família. Com esta inclusão deles na encenação, eles se sentem importantes, capazes, integrados e participativos, quer seja como atores ou como plateia”, ressalta Gabriela.

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto é referência para o atendimento em Psiquiatria no Estado do Ceará. Atualmente, o hospital conta com 422 funcionários. Em média, mais de três mil pacientes são atendidos por mês no HSM.