Inaugurado o Centro de Rendeiras Luíza Távora que vai movimentar a economia em Aquiraz

22 de dezembro de 2017 - 10:00 # # #

Thiago Sampaio -Repórter
Carlos Gibaja e Lia de Paula -Footos

Um espaço para a produção da arte cearense, gerando empregos, atraindo turistas e movimentando a economia. Quem passar pelo novo Centro de Rendeiras Luíza Távora, na Prainha, no município de Aquiraz, vai encontrar uma grande variedade de obras com renda de bilro, renda filé, bordado ponto cruz e labirinto. O equipamento, formado por 38 boxes, foi inaugurado na noite desta quinta-feira (21), em evento com a presença do governador Camilo Santana e da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

Durante o evento, Camilo e Onélia, acompanhados também da filha Luiza, assistiram a um um desfile com roupas produzidas pelas rendeiras do Centro. “Às todas as rendeiras aqui de Aquiraz, é para vocês esse empreendimento. Estou emocionado com a beleza desse lugar. Quero agradecer minha esposa pelo carinho dedicado a esse projeto que representa as nossas raízes, nossa cultura. E podem ter certeza que o que eu puder fazer para fortalecer o artesanato do Ceará eu vou fazer. Sei que era um desejo antigo, que gracas a Deus hoje se tornou realidade, vai trazer mais emprego e renda. Viva a Prainha, vida as rendeiras e viva o artesanato!”, disse o chefe do Executivo.

O investimento do Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), na construção do equipamento, foi de R$ 1.680.000,00. O processo de implementação recebeu assessoria do Governo do Ceará, por meio da Central de Artesanato do Ceará (Ceart) tanto para revisão de regimento e regulamento como para melhoria da qualidade da produção artesanal com foco no Selo Ceart (Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses). Em parceria com a Prefeitura de Aquiraz, o Centro das Rendeiras também vai dispor de balcão de informações turísticas.

A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, parabenizou a todos que, de alguma forma, estiveram envolvidos na construção desse sonho. “Quero agradecer a todos que dedicaram o tempo, com muito carinho, para deixar esse lugar tão lindo. Estou emocionada. Minha gratidão ao governador, não só destinando recursos, mas se preocupando com o andamento das obras, tudo com muito cuidado. E mesmo em tempos de crise, ele garantiu verba para as feiras estaduais e nacionais. Nosso artesanato teve o stand que mais vendeu na feira de Pernambuco. Agradeço em especial as artesãs, mulheres, mãe de família que estão na luta, estão aqui mostrando serviço e engrandecendo o nosso Estado”.

No box número 31, a rendeira Diva Matos Lima comemora a nova realidade para o seu trabalho. “Aqui está tudo bonito, organizado. Antes trabalhávamos em condições precárias, no meio da rua, tomando chuva. Com esse lugar os turistas vão poder vir e comprar à vontade, chama a atenção. Alguns já chegaram para mim e deram parabéns pelo lugar, tiraram fotos. Há 16 anos eu esperava por isso”.

Irene da Silva dos Anjos, que atendia sorridente aos clientes no box 8, era só gratidão pela conquista. “Era algo que a gente lutou por muitos anos e só agora estamos vendo acontecer. Aqui os turistas podem circular à vontade, tiram fotos, compram, conversam com a gente. Pode chover pois aqui é coberto. O governador Camilo Santana está de parabéns, pois foi ele quem assumiu e cumpriu esse compromisso com a gente”.

Estiveram também presentes na solenidade o secretário da STDS, Josbertini Clementino; o secretário de Turismo, Arialdo Pinho; a presidente da Adece, Nicolle Barbosa; o superintendente do DAE, Silvio Campos; o deputado federal André Figueiredo; os deputados estaduais Osmar Baquit e Bruno Gonçalves; o presidente da Câmara dos Vereadores de Fortaleza, Salmito Filho; o prefeito de Aquiraz, Edson Sá; a presidente da Associação de Rendeiras da Prainha, Maria Cleide dos Santos; entre outras autoridades.

 

Capacitação

Produtos de renda de bilro fazem parte da nova coleção, lançada em novembro pela Ceart, que está disponível para venda no Centro de Rendeiras e na loja matriz, na Praça Luíza Távora, em Fortaleza. Eles são fruto de capacitação realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Ceart.

A capacitação tem o objetivo de diversificar os produtos vendidos pelas rendeiras. A coleção Laços do Mar homenageia o litoral cearense, engloba produtos diversos como jogo americano, guardanapo, sousplat, caminho de mesa e almofada.

Ouça:

Durante o evento, Camilo e Onélia, acompanhados também da filha Luiza, assistiram a um desfile com roupas produzidas pelas rendeiras do Centro. O chefe do Executivo destacou a beleza do equipamento e a importância dele para fortalecer a cultura cearense e a economia local.

A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, parabenizou a todos que, de alguma forma, estiveram envolvidos na construção desse sonho.